domingo, 16 de janeiro de 2011

O PARADOXO ISRAELITA: Por que os israelitas estão consumindo mais gordura vegetal (ômega 6) e estão morrendo mais de doença cardiovascular, câncer e diabetes?

Os israelitas aparentemente estão fazendo tudo certo, conforme as recomendações vigentes do "establishment" médico. Segundo dados do país, os israelitas estão consumindo dietas com valor calórico total dentro do recomendável, com baixo conteúdo de gorduras (tanto gordura total quanto gordura saturada) e alto conteúdo de ômega 6 (gordura vegetal), a quem é atribuido o efeito de "baixar o colesterol". No entanto, o que vem ocorrendo em Israel? Inesperadamente, as taxas de incidência das chamadas doenças do mundo moderno(Obesidade, Doença cardiovascular, Diabetes e câncer) têm atingido as mesmas proporções dos EUA, "campeões mundiais" nestas modalidades. Como explicar este fenômeno? Evidências científicas recentes têm advertido que o excesso de ingetão de gordura tipo ômega 6(óleos de soja, girassol, milho, etc) pode ser prejudicial à saúde: estes ácidos graxos podem elevar o risco de hiperinsulinemia e desordens metabólicas associadas, aterogênese e câncer.

Israel é um dos maiores importadores(per capita) de óleo de soja. Os restaurante israelitas, empresas de alimentos processados e panificadoras usam quase que exclusivamente este tipo de óleo. Óleo de soja é rico em ômega 6. De acordo com o paradigma corrente, a gordura poliinsaturada dos óleos vegetais deveriam estar diminuindo a incidência de doença cardiovascular dos israelitas. Cidadãos israelitas não judeus apresentam incidências de doença cardiaca, câncer e diabetes significativamente menores que a dos cidadãos judeus. Os não judeus consomem mais azeite de oliva(baixo em ômega 6) que óleo de soja.  "Substituir gorduras saturadas(de origem animal) por gorduras insaturadas(tais como ômega 6 de origem vegetal) é uma maneira segura, provada e deliciosa de diminuir as taxas de doença cardíaca", escreveu Walter Willett, epidemiologista de Harvard. O "paradoxo" israelita está mostrando que esta maneira de reduzir doença cardíaca pode ser qualquer coisa, menos "provada" e segura.

Em post anterior, escrevi aqui como o excesso de consumo de gordura ômega 6(como acontece de regra nas sociedades modernas) pode causar um desequilibrio na relação ômega 6: ômega 3 influenciando a formação de mensageiros quimicos inflamatórios(eicosanoides), deixando o organismo em um estado "próinflamatório". Ora, o que é que doença coronariana, diabetes e câncer têm em comum? inflamação.

FONTES:

1. Isr J Med Sci. 1996 Nov;32(11):1134-43. Diet and disease--the Israeli paradox: possible dangers of a high omega-6 polyunsaturated fatty acid diet.

2. Isr Med Assoc J. 2004 Feb;6(2):82-7.