domingo, 24 de abril de 2011

Resveratrol: uma molécula com enorme potencial para saúde humana



O resveratrol  (3,4,5 trihidroxiestilbeno)é um fitoquimico polifenólico encontrado na natureza principalmente na casca de uvas escuras, vinhos tintos, amendoim e outras frutas de casca escura como amoras, mirtilo, jaboticaba, etc. O resveratrol é sintetizado  como um mecanismo de defesa da planta para se proteger frente a agressões mecânicas, radiação ultravioleta do sol ou ataques de insetos ou micróbios. Pesquisas realizadas com uvas e seus derivados como vinho, demonstram vários benefícios à saúde dos consumidores. Isto começou a partir da observação do chamado “paradoxo francês” que se explica pelo fato de os franceses, apesar de consumirem dietas notadamente ricas em lipídios, apresentarem incidência baixa de doenças cardiovasculares em relação a muitos de seus vizinhos europeus.

Uma pesquisa rápida no Google acadêmico com os termos em inglês: “resveratrol e saúde humana” retornará nada mais, nada menos que 29.800 resultados. Isto demonstra o grau de interesse que esta molécula tem despertado na comunidade científica. O que confere a este composto uma natureza peculiar é a grande abrangência de ações biológicas que ele exerce. Vamos tentar enumerar aqui resumidamente as principais:

1.  Ações cardiovasculares: 

O resveratrol apresenta potência antioxidante mais efetiva que as da vitamina C e vitamina E(conhecidos antioxidantes). Como antioxidante protege as células contra o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Dentre os mecanismos pelos quais o resveratrol protege o sistema cardiovascular temos: inibição da oxidação do colesterol LDL(“colesterol ruim”), inibição da agregação plaquetária, diminuição da formação de mediadores inflamatórios(eicosanóides) e ação protetora do endotélio dos vasos, ajudando a manter a elasticidade e saúde das artérias. Por todas estas ações o resveratrol pode ajudar a reduzir o risco de doença coronariana, hipertensão arterial, aneurismas, fenômenos tromboembólicos, etc.

2.  Atividade Anticancerígena: 

O resveratrol possui atividade anticâncer contra tumores de diferentes linhagens celulares. Diferente das células normais, as células cancerosas proliferam rapidamente e são incapazes de responder aos sinais celulares que induzem ao processo de apoptose(morte celular programada). As pesquisas em laboratório tem observado que o resveratrol  é capaz de inibir a proliferação e induzir a apoptose em células cancerosas de diferentes linhagens celulares. Além deste efeito, o resveratrol também inibe outro estágio da carcinogênese chamado “angiogênese”. O que é isto? Ora, para o tumor crescer ele precisa formar rapidamente novos vasos sanguineos que garantirão suprimentos e oxigênio. A isto chamamos angiogênese.  

O resveratrol também apresenta afinidade pelo receptor estrogênico. Ocupando o receptor do estrogênio, ele funciona como antagonista para o 17B estradiol, levando a uma inibição do crescimento de células cancerosas da mama. Estudos clínicos estão no momento sendo conduzidos para verificar se o resveratrol pode ser benéfico também no tratamento do câncer.

3.  Longevidade:  

Um dos mais divulgados benefícios do resveratrol é sua capacidade de prolongar a vida de várias espécies biológicas, incluindo leveduras, moscas e mamíferos- em estudos de laboratório. Sabe-se que a restrição calórica extende o tempo de vida em várias espécies biológicas, inclusive os mamíferos. Inclusive, em postagem anterior “Restringir calorias para viver mais” já comentei sobre este assunto.
Recentemente os cientistas identificaram os genes que eles acreditam estar associados com a longevidade. Eles estão relacionados à produção de uma classe de proteínas chamadas Sirtuinas. De acordo com os achados de laboratório, o resveratrol pode ativar estes mesmos genes ativados pela restrição calórica promovendo a produção destas sirtuínas. Uma vez em ação, estas sirtuinas dão início a processos que ajudam a prolongar a vida, como diminuição do metabolismo, processos oxidativos e catabólicos. Estudos de laboratório com leveduras, comprovaram a ativação destas sirtuinas com prolongamento do tempo biológico de vida da ordem de 60 a 80%. Resultados semelhantes também foram obtidos em estudos com ratos. Não se sabe ainda se o resveratrol pode extender a longevidade de humanos.

4.  Outros Efeitos potencialmente benéficos do Resveratrol:

Embora os efeitos mais alardeados do resveratrol estejam relacionados à sua ação antienvelhecimento, estudos recentes estão ampliando este foco e mostrando que este potente antioxidante pode influenciar muitos aspectos da sua saúde, incluindo seu cérebro.  Resveratrol é único entre os antioxidantes porque ele pode cruzar a barreira hematoencefálica e ajudar a proteger o cérebro. Estudo recente publicado por pesquisadores do “Brain, Performance and Nutrition Research Centre at Northumbria University” é o primeiro a demonstrar que o resveratrol tem significativo impacto no aumento do fluxo sanguíneo cerebral. Após ingestão de 250 a 500 mg de resveratrol, os participantes do estudo experimentaram um aumento dose dependente no fluxo sangüíneo cerebral , que sugere que o resveratrol pode ter um papel importante na prevenção de doenças neurodegenerativas do cérebro.

Outra ação que também tem sido recentemente examinada em laboratório diz respeito ao potencial desta molécula em relação à obesidade e Diabetes. Está bem estabelecido que o resveratrol exerce efeitos benéficos em roedores alimentados com dietas hipercalóricas. Em alguns estudos, o resveratrol apresentou efeito significativo na redução do peso corporal e adiposidade de animais obesos. Esta ação envolve mudanças favoráveis na expressão de gens e atividades de enzimas. A evidência acumulada aponta para benefícios do resveratrol em diabetes mellitus e suas complicações. Sabe-se que o resveratrol afeta a secreção de insulina e a concentração de insulina plasmática. Ademais, numerosos dados indicam que em ratos diabéticos, resveratrol é capaz de reduzir a hiperglicemia. Este mecanismo de ação é complexo e foi demonstrado envolver efeitos insulino dependentes e independentes. Estes dados apontam para um possível potencial do usos do resveratrol na prevenção e tratamento tanto da obesidade quanto diabetes.

Fontes:

1. Szkudelski Tomasz; Szkudelska Katarzyna. Anti-diabetic effects of resveratrol. Annals of the New York .  Academy of Sciences 2011;1215():34-9


2.  Soleas GJ, Diamandis EP, Goldberg DM. Resveratrol: a molecule whose time has come? And gone? Clin Biochem. 1997;30(2):91-113.


3.  Aggarwal BB, Bhardwaj A, Aggarwal RS, Seeram NP, Shishodia S, Takada Y. Role of resveratrol in prevention and therapy of cancer: preclinical and clinical studies. Anticancer Res. 2004;24(5A):2783-28.


4.  Jang M, Cai L, Udeani GO, et al. Cancer chemopreventive activity of resveratrol, a natural product derived from grapes. Science. 1997;275(5297):218-220. 


5.  Bowers JL, Tyulmenkov VV, Jernigan SC, Klinge CM. Resveratrol acts as a mixed agonist/antagonist for estrogen receptors alpha and beta. Endocrinology. 2000;141(10):3657-3667.


6.  Donnelly LE, Newton R, Kennedy GE, et al. Anti-inflammatory effects of resveratrol in lung epithelial cells: molecular mechanisms. Am J Physiol Lung Cell Mol Physiol. 2004;287(4):L774-783.

7.  de la Lastra CA, Villegas I. Resveratrol as an anti-inflammatory and anti-aging agent: mechanisms and clinical implications. Mol Nutr Food Res. 2005;49(5):405-430.

8.  Pace-Asciak CR, Hahn S, Diamandis EP, Soleas G, Goldberg DM. The red wine phenolics trans-resveratrol and quercetin block human platelet aggregation and eicosanoid synthesis: implications for protection against coronary heart disease. Clin Chim Acta. 1995;235(2):207-219.


9.   Valenzano DR, Terzibasi E, Genade T, Cattaneo A, Domenici L, Cellerino A. Resveratrol prolongs lifespan and retards the onset of age-related markers in a short-lived vertebrate. Curr Biol. 2006;16(3):296-300. 


10.  Baur JA, Pearson KJ, Price NL, et al. Resveratrol improves health and survival of mice on a high-calorie diet. Nature. 2006;444(7117):337-342. 


11.  Fremont L. Biological effects of resveratrol. Life Sci. 2000;66(8):663-673.