sábado, 26 de novembro de 2011

O melhor parâmetro laboratorial para prever um infarto do miocárdio



Em se tratando de parâmetros laboratoriais para avaliar  risco para doença cardiovascular, hoje está ficando bem claro que o colesterol total não é, nem de longe, o mais importante. A literatura cientifica mais recente tem apontado que associação de triglicérides alto com baixos níveis de HDL, que recebe o nome de dislipidemia aterogênica, é provavelmente o mais eficiente em prever o risco para um infarto cardíaco.

As partículas de colesterol HDL, chamado de o “bom” colesterol, tem papel protetor e tem potente ação antioxidante. Altos níveis de HDL tem sido associados com menor risco de câncer e doença coronariana.

Análises recentes tem demonstrado que níveis aumentados de triglicérides (hipertrigliceridemia) também é um fator de risco independente  para infarto, e pode ser mais importante entre mulheres que entre homens.

Sabemos que sempre que os triglicérides sobem, o HDL cai. Portanto uma das melhores estratégias de aumentar o HDL, é reduzir os triglicérides. O ideal é que a relação Triglicérides/HDL seja menor que 2 (basta dividir o valor dos triglicéridios pelo valor do HDL). Assim:

Trigliceridios/HDL ≤ 2:  Ideal
Trigliceridios/HDL ≥ 4  Alto
Trigliceridios/HDL ≥ 6  Muito alto

De maneira geral, quanto menor esta relação, melhor(menor risco de doença coronariana e infarto). Em estudo conduzido pela universidade de Harvard, níveis elevados de trigliceridios sozinho aumentou o risco de infarto em 3 vezes. A relação Trigliceridios/HDL  aumentou em 16 vezes o risco de infarto em relação aos que tinham menores valores de relação Trigliceridios/HDL.

No próximo post falaremos estratégias não farmacológicas para aumentar o HDL e reduzir os Triglicerides.

FONTES:
1. Vera Bittner, MD, MSPH; B. Delia Johnson, PhD; Issam Zineh, PharmD; William J. Rogers, MD; Diane Vido, MS; Oscar C. Marroquin, MD; C. Noel Bairey-Merz, MD; George Sopko, MD. The Triglyceride/High-Density Lipoprotein Cholesterol Ratio Predicts all-Cause Mortality in Women With Suspected Myocardial Ischemia: A Report From the Women's Ischemia Syndrome Evaluation (WISE). American Heart Journal. 2009;157(3):548-555.

2. Gaziano JM, Hennekens CH, O’Donnell CJ, Breslow JL, Buring JE. Fasting triglycerides, high-density lipoprotein, and risk of myocardial infarction. Circulation 1997;96:2520-2525.

2 comentários:

  1. Olá Dr. Raul Torres, muito bom você postando novamente, uma luz nas trevas da informação nutricional disponível em português :-)

    No meu último exame, meu perfil lipído ficou:
    CT: 251 mg/dL; trig: 58 mg/dL; HDL: 80 mg/dL; VLDL: 12 mg/dL; LDL: 159 mg/dL.

    A única coisa que me preocupou foi o aumento do colesterol total de 180 pra 259. Mas em compensação meu HDL subiu de 40 pra 80. E meu índice trig/HDL tá 0,725. Você pensa que meu perfil lipídico pode ser problemático? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Raul, o Sr. teria algum médico para indicar em São José dos Campos-SP? Mto obrigada, Juliana
    ju.sr@ig.com.br

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário.