domingo, 4 de julho de 2010

Chocolate: bom ou ruim para o humor?

A pesquisa científica está comprovando o que o senso comum já havia captado há tempos. As pessoas tendem a comer mais chocolate quando estão se sentindo mais tristes e deprimidas. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Escola de medicina de San Diego, constataram que mulheres e homens comem mais chocolate à medida que aumentam os sintomas de depressão, sugerindo uma associação entre o humor e o chocolate. Este estudo foi publicado no Archives of Internal Medicine, edição de abril.

O estudo envolveu a participação de 1000 indivíduos que não utilizavam medicação antidepressiva e tinham boa saúde. Os indivíduos estudados registravam quantas porções de chocolate eles consumiam em uma semana, e tiveram seu estado de humor periodicamente avaliado pela Escala de depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos. Os pesquisadores observaram que homens e mulheres que apresentavam os scores mais altos para depressão, consumiaram quase 12 porções de chocolate por mês. Aqueles com scores menores consumiram cerca de 8 porções, e aqueles com os scores mais baixos consumiram 5 porções por mês.

Segundo Beatrice Golomb, uma das autoras do estudo, os resultados não parecem ser explicados por um aumento geral na ingestão de cafeína, gordura, carboidrato ou de energia, sugerindo que os achados são específicos do chocolate.

Poderiamos a partir deste estudo concluir que chocolate pode causar depressão? Não! Em pesquisa científica precisamos diferenciar entre associação e causa. O que o trabalho mostra é que existe uma associação entre humor deprimido x comer chocolate.De fato, pode até acontecer o contrário. Se o chocolate ajuda a melhorar o humor, como estudos anteriores tem sugerido, pode ser que aquelas pessoas com sintomas depressivos estejam simplesmente se “automedicando” ao comer chocolate.

Chocolate e depressão

Como o chocolate ajuda a melhorar o humor? O chocolate estimula a liberação de neurotransmissores associados à sensação de prazer, incluindo a dopamina e Serotonina. A serotonina cerebral é produzida a partir do aminoácido essencial Triptofano. No entanto, para o triptofano chegar ao cérebro e ser convertido em serotonina, ele precisa atravessar uma barreira anatômica chamada barreira hematoencefálica. Para cruzar a barreira hematoencefálica o triptofano sofre competição com outros aminoácidos neutros e de grande cadeia molecular, como a tirosina, fenilalanina, isoleucina, valina e metionina, o que dificulta bastante a entrada desse triptofano e a sua conversão posterior em serotonina. Quando se come alimento com alto conteúdo de açúcar ou carboidratos simples,por ação da insulina, aumenta a captação periférica destes aminoácidos neutros, diminui a competição a nível de barreira hematoencefálica e aumenta o ingresso de triptofano no cérebro e a sua conversão em serotonina.

Ora, o chocolate é rico em triptofano e em açúcar, o que justifica ele exercer este incremento temporário no estado de humor. É bom frisar a palavra temporário. Estudo publicado em 2007 no periódico científico Appetite encontrou que comer chocolate melhora o humor durante apenas 3 minutos. A longo prazo os prejuízos causados pela excessiva ingesta de açúcar que espolia magnésio, zinco e outros nutrientes importantes para o organismo pode produzir até um agravamento do quando depressivo. Daí porque os indivíduos “chocólatras” que procuram o chocolate para se sentirem melhor, deverão ser encorajados a implementar mudanças em seu estilo de vida, com atividade física regular, alimentação saudável, gerenciamento do stress,  psicoterapia ou farmacoterapia, quando necessário.
Além dos seus efeitos no humor, o chocotate também é rico em antioxidantes polifenólicos (semelhantes aos do chá verde) com efeitos benéficos no sistema cardiovascular e outros orgãos.

Fonte:

1.Natalie Rose; Sabrina Koperski; Beatrice A. Golomb. Mood Food: Chocolate and Depressive Symptoms in a Cross-sectional Analysis. Arch Intern Med, 2010; 170 (8): 699-703

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.