terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo


Segundo levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil é o maior consumidor do mundo de agrotóxicos. Que triste recorde. O Brasil também lidera o uso de agrotóxicos banidos em outro países. Em 2009, foram vendidas aqui 780 mil toneladas de agrotóxicos, com um faturamento estimado da ordem de 8 bilhões de dólares. A cultura que mais consome agrotóxico é a soja.
 
Para Rosany Bochner, especialista em toxicologia da Fiocruz, instituição parceira da Anvisa no trabalho de reavaliação dos agrotóxicos, “o Brasil está virando um grande depósito de porcarias. Os agrotóxicos que as empresas não conseguem vender lá fora, que têm indicativo de problemas, são empurrados para a gente”.
 
Segundo o IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, “o consumidor brasileiro está exposto a um risco sanitário inaceitável, que exige medidas rigorosas dos órgãos governamentais responsáveis, inclusive com a punição dos infratores”.Essa denúncia decorre do levantamento e análise da Anvisa, feito de junho de 2001 a junho de 2002, onde nada menos que 81,2% das amostras analisadas (1051 casos) exibiam resíduos de agrotóxicos e 22,17% apresentavam índices que ultrapassavam os limites máximos permitidos.  O tomate, o morango e a alface são os mais contaminados.
 
Atualmente, há cerca de 450 ativos usados na produção de agrotóxicos registrados na Anvisa e os pedidos para a concessão de mais licenças não param de chegar.Com a aplicação exagerada nas lavouras no Brasil, o uso de agrotóxicos está deixando de ser uma questão relacionada especificamente à produção agrícola e se transforma em um problema de saúde pública. Sofre o trabalhador, que aplica diretamente o pesticida, sua família, que mora dentro das plantações, e também o consumidor final. Tem também o impacto no ambiente, com a contaminação das fontes de água por agrotóxicos.
 
Os estudos publicados relatam que os diferentes agrotóxicos podem causar intoxicações e sub intoxicações agudas e crônicas, contribuindo para aumentar a incidência de má formações fetais, câncer, distúrbios endócrinos, neurológicos, cardíacos e pulmonares, além de problemas psiquiátricos como depressão. Estudos sobre os impactos dos agrotóxicos no Mato Grosso, demonstram que nas regiões com maior utilização de agrotóxicos é maior a incidência de problemas de saúde agudos e crônicos.
 
O sistema de produção de alimentos moderno privilegia a quantidade em detrimento da qualidade. O consumidor precisa se informar melhor acerca do que está introduzindo em seu organismo. Neste contexto o alimento orgânico surge como melhor alternativa para proteger a nossa saúde. O produto orgânico evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos. Incluir produtos orgânicos nas compras incentiva a produção e no longo prazo, e ajuda ar torna os orgânicos mais baratos.

Fontes:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.