segunda-feira, 19 de julho de 2010

Intolerância a glúten: mais comum que muita gente pensa


Estou sempre batendo na mesma tecla. Muitas vezes a diferença entre saúde e doença reside em um detalhe. Simples como deixar de comer um determinado tipo de alimento e substituí-lo por outro. Segundo  o "Princípio de Pareto", muito utilizado no contexto da economia e política, 80% de nossos resultados ou efeitos advém de apenas 20% de nossas ações. Isto se aplica perfeitamente também a nossa saúde.Quando alguém descobre que é intolerante a Glúten, esta descoberta pode ser a diferença entre uma qualidade de vida ótima ou péssima.

O que é Glúten?

Glúten corresponde à fração proteica encontrada nos seguintes grãos e derivados: trigo, centeio,cevada e aveia.Quando alguém é intolerante ao glúten, o componente mais implicado no fenômeno é uma proteína chamada Gliadina. O glúten da farinha de trigo confere a este produto algumas propriedades que a tornam bastante atrativa para a indústria da panificação. As principais são a "viscoelasticidade" e "coesividade". Diferentemente do amido de milho ou de arroz, a farinha de trigo forma uma liga melhor quando misturada com água, o que permite uma melhor manipulação do produto. Quem já viu aquelas acrobacias que os pizzaiolos fazem com a massa sabem do que estou falando.
O trigo é constituido de 75% de carboidrato(amido) e 10-15% de proteina. 80% da fração proteica do trigo corresponde ao glúten. Os outros 20% que correspondem à fração proteica não glúten do trigo incluem albuminas, prolaminas e globulinas.

Intolerância ao glúten e Doença Celíaca.

Intolerância ou sensibilidade ao glúten é uma condição que resulta da incapacidade de muitos organismos em digerir adequadamente a proteina gliadina. A presença de macromoléculas de gliadina "mau digeridas" leva a processos de ativação imunológica, com formação de auto anticorpos. Neste processo, um dos alvos principais é a mucosa do intestino delgado que passa a ser agredida e e começa a sofrer alterações estruturais. A forma mais grave de intolerância ao glúten é conhecida como Doença Celíaca. Na doença Celíaca, também conhecida como "Enteropatia por Glúten" a reação auto imune desencadeada pela gliadina, provoca alteração estrutural importante da mucosa intestinal com "achatamento" das vilosidades intestinais(processo conhecido como atrofia vilosa).O intestino delgado humano possui aproximadamente entre 3 a 8 metro de extensão. São estas vilosidades da mucosa intestinal que permitem um incremento extraordinário na superfície de absorção deste intestino, o que equivaleria a uma superfície de absorção de aproximadamente 200 m2, ou seja, a área de uma quadra de tênis.
Nestas vilosidades intestinais ocorre a absorção dos nutrientes através da parede intestinal para a corrente circulatória. Á medida que as alterações estruturais da doença celíaca se estabelecem nas vilosidades intestinais, com redução significativa da superfície de absorção, o indivíduo acometido por esta enfermidade torna-se desnutrido, não importa quanto alimento ele ingere. Portanto, Doença Celíaca é uma doença caracterizada tanto por uma má absorção intestinal, quanto por reação autoimune anormal desencadeada pelo glúten. Tem um componente genético importante, e algumas vezes a doença se manifesta ou é desencadeada pela primeira vez após uma cirurgia, gravidez, infecção viral ou estresse emocional severo.
Pessoas portadoras de doença Celíaca tem maior probabiliade de apresentarem outras doenças autoimunes, como Diabetes tipo I, doença tiroideana tipo Hashimoto, Artrite reumatóide, Doença de Addison, Sindrome de Sjogren, etc.
É importante enfatizar que os testes clínicos laboratoriais ou a biósia intestinal podem determinar com grande margem de segurança que o indivíduo é portador da doença celíaca, porém um resultado negativo ou inconclusivo destes exames não significa necessariamente que este indivíduo não possua intolerância ou sensibilidade ao glúten. De fato, a maioria das pessoas que apresentam sintomas legitimos e significativos de intolerância ao glúten, não tem testes positivos a ponto de caracterizar como Doença celíaca. Estes indivíduos estão sendo diagnosticados como "Glúten sensitivos não celíacos"(GSNC)

Quais os sintoma que alguém que tem intolerância ou sensibilidade ao glúten pode apresentar?

De fato, a intolerância ao gúten pode se manifestar através de uma miríade de sintomas, muitas vezes vagos e não relacionados ao trato digestivo. O paciente intolerante ao glúten, antes de ter seu diagnóstico estabelecido, frequentemente já "rodou" por um sem número de especialistas, fez inúmeros exames, tomou ou toma diversas medicações (sintomáticas) sem resultados. Então você propõe uma dieta de exclusão "glúten free" e o paciente relata melhora significativa dos seus sintomas. Está então estabelecido o diagnóstico. Veja alguns dos sintomas como a intolerância ao glúten pode se manifestar:
  • Diarréia ou constipação intestinal peródicas
  • Alergias de pele, como dermatites, eczemas; ou respiratórias, como asma ou bronquite asmática.
  • Rinites e sinusites
  • Gases intestinais, distenção e dor abdominal 
  • Refluxo gastroesofágico (Tenho observado pacientes em uso prolongado de medicação antiácida, cuja causa básica dos sintomas é intolerância ao glúten)
  • Dores musculares e articulares (muitos quadros diagnosticados como fibromialgia tem a intolerância ao glúten como pano de fundo)
  • Depressão, Ansiedae, Hiperatividade, Oscilações do Humor
  • Fadiga Crônica inexplicável
  • Cefaléias e enxaquecas
  • Anemias recorrentes com reservas de ferro baixas que não melhoram com a suplementação deste elemento.
  • Atraso de crescimento e baixa estatura.
  • Desequilibrio hormonais (o glúten atua como disruptor endócrino, alterando o delicado equilibrio hormonal)
  • Infertilidade
  • Grande compulsão para comer derivados do trigo
  • Problemas da tiróide (alterações dos hormônios tiroideanos)
  • Etc.
Qual o tratamento para quem tem Doença Celíaca ou Intolerância ao Glúten?

O único tratamento efetivo para a doença celíaca e sintomas relacionados à intolerância ao glúten é uma dieta com restrição de glúten. Para a maioria das pessoas intolerantes ao glúten, seguir uma dieta de exclusão(sem glúten) irá melhorar o estado geral, o dano intestinal e prevenirá a progressão da doença no intestino.Os sinais de melhora usualmente começam a aparecer dias após a exclusão completa do glúten.A recuperação histológica do intestino delgado  usualmente leva de 3 a 6 meses em crianças, porém, pode levar anos em alguns adultos.

Quais as opções de substituição para quem é intolerante ao glúten?

Costumo dizer que a dieta para quem tem doença celíaca ou intolerância ao glúten é bastante simples, mas não é fácil. Por que? A farinha de trigo e seus derivados está profundamente arraizada em nossos hábitos culturais. Experimente passar um dia sem comer pão, biscoito, bolos,cereais, pizza, massas, etc e veja como você se sai. Felizmente existem opções saudáveis e também deliciosas. Apesar das restrições, o indivíduo intolerante ao glúten pode ter uma dieta variada e balanceada. Ele poderá fazer uso de alimentos como as batatas, arroz, feijão,lentilhas, mandioca, soja, quinoa, milho, etc. Em lojas especializadas encontra-se vários produtos de panificação( pães, torradas, bolachas, massas, et.) "sem glúten". Nestes casos estes produtos são feitos da farinha de batata, feijão, etc. Os mineiros, paulistas e goianos também não vão precisar abrir mão do pão de queijo. O polviho não contém glúten.
Pessoas com doença celíaca devem prestar atenção quando tem que comer fora em restaurantes, ou quando vão às compras no supermercado.Comer fora pode se tornar um desafio. Quando em dúvida, melhor consultar o rótulo e verificar os ingredientes daquele alimento ou indagar ao cozinheiro de que é feito aquele prato.
Glúten também é utilizado em alguns medicamentos e também como aditivo em molhos, empanados, e até em produtos inesperados, como batons. Por isso passar a ler os rótulos é fundamental.
Concluindo, se você suspeita que a intolerância ao glúten pode estar contribuindo para prejudicar sua saúde, procure um profissional de saúde de sua confiança para avaliar esta questão. Pessoas que são intolerantes ao glúten também estão mais sujeitas à intolerância ao leite de vaca. A literatura científica relata que um ano após o glúten ser completamente eliminado da dieta, os enterócitos (células intestinais) começam a produzir novamente quantidades adequadas de lactase.Isto precisa ser avaliado. Existe VIDA após o glúten. Com certeza uma vida melhor.

Sugestões para aprofundar-se neste tema:

  1. http://www.celiaccentral.org 
  2. http://www.gluten.net
  3. http://www.livingwithout.com



    5 comentários:

    1. Primeiro parabéns pelo blog! Bom... na verdade queria fazer uma pergunta. Tenho um diagnóstico de síndrome do intestino irritável do tipo diarréica há dez anos. Já perambulei por muitos médicos, nutricionistas, e tomei muitos remédios. Tudo sem resultado. Recentemente fui a uma nutricionista funcional, que me passou uma dieta sem gluten, leite e soja. O tempo que estou fazendo a dieta é muito pouco,mas tenho percebido uma certa melhora no aspecto das fezes.Li um artigo do médico Kenneth Fine sobre o número de pessoas que têm intolerância ao gluten e fiquei impressionada. Sei que o posicionamento dele é oposto à da classe médica em geral. Eu, por exemplo, fiz exame pra Doença Celíaca duas vezes com resultado negativo, o que fez com que os médicos descartassem qualquer relação dos meus sintomas com o gluten. Queria saber se na sua prática clínica tem encontrado casos assim, e que têm melhora ao retirar o gluten?

      ResponderExcluir
    2. Tinha uma dor nas articulações a + de 10 anos, a qual não sarava nem por "reza brava", anti-inflamatório não dava resultado, então resolvi abrir mão do gluten por 02 anos, e as dores sumiram por completo.
      Voltei a ingerir o gluten e as dores nas articulações, principalmente no joelho voltaram mais doloridas como nunca, então, subentendi que tenho intolerância a gluten.
      Isso é possível.
      Rita

      ResponderExcluir
    3. Tenho tireóide de hashimoto identificada desde os 9 anos(hj37) há anos aparecia com vermelhidão como micose na pele , mais tarde identifiquei como de origem auto imune , minhas unhas são quebradiças , tenho muita queda de cabelo e oscilações no humor , fibromialgia , enxaqueca , e muitos gases , faz 15 dias que cortei o glúten , hj estou muito melhor , os episódios de diarréia passaram e os gases diminuíram . Mas estou acima do peso , isso e possível ? Todos os pacientes celíacos são magros . Estou a procura de um gastro para consulta . . E possível ser gordinha e ter doença Celíaca

      ResponderExcluir
    4. Isso é assustador!
      É mais "fácil" se evitar a lactose (eu sofro com essa intolerância), porque o glúten... ele existe, em quase tudo!
      Procurarei ler mais sobre o assunto. Agradeço muito pelos ensinamentos.
      bjao da Ira de Vila Isabel, Maracanã, e Adjacências...

      ResponderExcluir
    5. Assim, como a Riticafraga,eu também tenho dores nas aticulações,há mais de 10 anos.Remédios não tomo mais porque nunca consegui melhoras e só me prejudiquei com tantas drogas. Ainda tenho cirrose biliar primária e tiroidite.Ultimamente notei que andava sempre tonta e dormia 1 dia inteiro após ingerir certos alimentos.Desconfiei do GLUTEN .Estou fazendo uma dieta rigorosa,para verificar se me sinto melhor e logo vou ao médico para tratamento.Já é uma luz no fim do túnel.

      ResponderExcluir

    Escreva aqui seu comentário.