segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Deficiências Nutricionais causadas por drogas antidiabéticas orais

 Na classe que constitui o grupo dos chamados antidiabéticos orais, temos dois grupos farmacológicos de medicamentos: as sulfoniluréias e as biguanidas. O grupo das sulfonilureias inclui um maior número de drogas como a  clorpropramida, glipizida( segundo antidiabético mais vendido nos EUA), glibenclamida, acetohexamida e tolazamida. Estudos apontam que estas drogas promovem inibição de enzimas que são necessárias para a síntese de um importante antioxidante mitocondrial chamado Coenzima Q10. Deste grupo, a clorpropramida e tolbutamida foram as únicas que parecem não interferir na síntese de CoQ10.

A Coenzima Q10 exerce um papel crítico na proteção do DNA mitocondrial e também tem uma participação ativa na fisiologia muscular e cardiovascular. Baixos níveis de CoQ10 podem estar associados a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, aumento do risco de isquemia coronariana, baixos níveis de energia e enfraquecimento do sistema imunológico. O sistema imunológico torna-se comprometido quando o potencial antioxidante da CoQ10 é muito alterado, o que vai implicar em maior potencial de dano oxidativo por radicais livres e envelhecimento biológico mais acelerado. No que se refere ao status nutricional da CoQ10, temos que destacar aqui que também as drogas redutoras de colesterol chamadas estatinas, também provocam depleção deste importante nutriente, fato que está associado à toxicidade muscular provocada por estes medicamentos.

O estudo que documentou e relatou o problema da depleção de CoQ10 pelos antidiabéticos orais do grupo das sulfoniluréias tem por título “BioEnergetics in Clinical Medicine: Studies on Coenzyme Q10 and Diabetes Mellitus.” Neste estudo os autores apontam que a acetohexamida, gliburida e tolazemida inibem NADH-oxidase, uma enzima relacionada à síntese de Co10. Na conclusão deles, afirmam “uma deficiência de CoQ10 no pâncreas poderia prejudicar toda a bioenergética celular, a geração de ATP e a biosíntese de insulina.” Este é um ponto de destaque: estes autores estão nos dizendo que a deficiência de CoQ10 no pâncreas poderia diminuir a geração de energia na célula beta pancreática a ponto de comprometer até mesmo a produção de insulina. Por este motivo, provavelmente seria produtivo suplementar a CoQ10 em indivíduos diabéticos fazendo uso de medicação antidiabética do grupo das sulfonilureias. 

A droga antidiábética mais importante do grupo das biguanidas é a Metformina(Gliphage, Glucovance, etc). Inclusive é este o medicamento antidiabético mais vendido nos EUA e Brasil. A Metformina pode causar depleção de CoQ10, Vitamina B12 e Ácido Fólico. A interação metformina x vitamina b12 pode causar uma deficiência nutricional potencialmente séria. De acordo com um estudo na revista Diabetologia entitulado “Malabsorption of Vitamin B12 and Intrinsic Factor Secretion During Biguanide Therapy,” 30% dos pacientes diabéticos observados no estudo apresentaram má absorção de vitamina B12. A descontinuação da medicação resultou em normalização da absorção de B12 em apenas metade dos indivíduos. A outra metade apresentou secreção inadequada do fator intrínseco por tempo prolongado, o que significa permanentemente  baixos níveis de absorção de B12. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia perniciosa, fraqueza generalizada, glossite(alterações inflamatórias na superfície da língua), Dispnéia(falta de ar), depressão, sintomas neurológicos (parestesias, dormências, formigamentos), etc. Os idosos estão mais sujeitos a deficiência de B12 por conta da diminuição do fator intrínseco nesta faixa da população.
A suplementação nutricional pode ser usada para prevenir ou tratar deficiências nutricionais induzidas por drogas. Em muitos casos, isto pode até aumentar a eficácia do tratamento, reduzir a incidência de efeitos colaterais e contribuir para uma melhor qualidade de vida.

NOTA: Se você estiver fazendo uso de algum medicamento citado neste artigo, por favor, não interrompa o uso do seu medicamento sem conhecimento do seu médico. Ele é o único que pode avaliar adequadamente cada situação e decidir sobre a melhor conduta.

Fontes:

1. Pongchaidecha, et al. “Effect of metformin on plasma homocysteine, vitamin B12 and folic acid: a cross-sectional study in patients with type 2 diabetes mellitus,” J Med Assoc Thai. 2004; 87: 780-87. 

2. Wulffele, et al. “Effects of short-term treatment with metformin on serum levels of homocysteine, folate and vitamin B12 in type 2 diabetes mellitus: a randomized placebo-controlled trial,” J Intern Med. 2003; 254: 455-63.

3. Kishi T, et al. J Med. 1976; 7(3-4): 307-21.

4. Adams JF, et al. Diabetologia. 1983 Jan; 24(1): 16-18.

Um comentário:

  1. Estou tomando 425mg de METFORMINA antes do almoço e comprei Vitamina B12 e Ácido Fólico após ler esta informação aqui no site. Poderia indicar o melhor horário para ingerir a Vitamina B12 e Ácido Fólico, se seria junto a METFORMINA ou em outro horário?

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário.