quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Depressão? A raiz do problema pode estar em seu intestino


Depressão é uma desordem mental freqüente que afeta mais de 121 milhões de pessoas ao redor do mundo. Está entre as principais causas mundiais de invalidez e, e , segundo as estatísticas, menos de 25% das pessoas afetadas tem acesso a tratamentos efetivos.A Depressão pode  manifestar-se de várias formas: humor deprimido, perda de interesse, pessimismo, lentificação das atividades físicas e mentais,sentimentos de culpa, boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual, etc. A depressão não tratada pode levar ao suicídio, que ceifa a vida de quase 1 milhão de pessoas por ano.
Os medicamentos antidepressivos(prozac, zoloft, eflexa, etc) correspondem à segunda classe de drogas mais vendidas no mundo.

Embora considerada um problema psiquiátrico, relacionado ao desequilibrio de neurotransmissores, a complexa etiologia da depressão recebeu uma luz importante de trabalhos publicados recentemente na literatura científica. E imaginem onde foram encontrar um fator crucial que pode explicar todo o mecanismo da patologia? No intestino. Também chamado de “o segundo cérebro” pelo professor de anatomia e biologia celular Dr. Harper Collins, autor do best seller “The second Brain”, a conexão intestino x cérebro começa a ser elucidada. 

Veja porque a participação do intestino tem recebido uma crescente importância na manutenção da saúde do ser humano.

  • 80% do nosso sistema imunológico reside no intestino
  • Seu intestino é responsável por proteger você contra toxinas e patógenos, tais como parasitas, bactérias, vírus e fungos.
  • A flora residente no intestino( entre 300 e 1000 espécies de microorganismo)s , à luz das novas descobertas,  passa a ser vista praticamente como um órgão a parte, tendo uma participação fundamental em processos intestinais e extraintestinais. Recentemente até a obesidade e distúrbios metabólicos tem sido associados à flora intestinal.
  • Seu intestino abriga uma intricada rede neural com mais de 100 milhões de neurônios e produz uma gama de neurotransmissores como a serotonina, norepinefrina, acetilcolina e óxido nítrico, e também hormônios.

A evidência científica que atribui papel preponderante ao intestino na etiologia da depressão foi publicada na revista “Neuroendocrinology Letters” de 2008. Vamos tentar resumir a “ópera”:  desequilíbrios na função de barreira do intestino,  causados por hábitos alimentares inadequados, álcool,  uso prolongado de antibióticos, antiinflamatórios, stress, etc, levariam a alteração significativa da flora intestinal(Disbiose) e alteração da permeabilidade intestinal. Isto levaria a maior translocação bacteriana, isto é, maior quantidade de bactérias do intestino teriam acesso à corrente circulatória causando uma resposta imunológica inflamatória com repercussões neurodegenerativas no cérebro, alterando vias metabólicas da formação de serotonina  e produzindo menor disponibilidade deste neurotransmissor e também de outros. Esta resposta inflamatória causada por um intestino disfuncional é acompanhada por níveis diminuídos de ácidos graxos ômega3 e zinco. 

Os autores deste estudo concluem que a disfunção intestinal desempenha um papel fundamental na fisiopatologia inflamatória da depressão, e também de muitas outras doenças. Estudos têm demonstrado que pacientes com sind. do cólon irritável, fadiga crônica, diabetes, artrite reumatóide, e muitas outras doenças crônicas, tem aleração da permeabilidade intestinal.

A partir destas descobertas, abre-se um novo leque terapêutico em relação à depressão. Em post anterior publiquei aqui como a chamada inflamação oculta pode estar minando sua saúde. Os hábitos de vida modernos como alimentação deficiente (excesso de açúcares simples, carência de fibras e nutrientes essenciais), stress das grandes cidades, poluição por campos eletromagnéticos, uso indiscriminado de medicamentos, tem alterado significativamente a saúde do nosso intestino. A falta de uma visão holística por parte dos profissionais de saúde (e a culpa não é deles- é de formação) faz com que muitas vezes se trate apenas os sintomas e não a causa básica.

“A Estrada para saúde é pavimentada por um intestino saudável”


Fonte:
Mae M, Kudera M, Leunis JC. The gut–brain barrier in major depression: intestinal mucosal dysfunction with an increased translocation of LPS from gram negative bacteria (leaky gut) plays a role in the inflammatory pathophysiology of depression. Neuro Endocrinol Lett ( 2008;) 29:: 117–24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.