domingo, 15 de agosto de 2010

Uso de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de infarto agudo do miocárdio

 Em post anterior(“Baixos níveis de cálcio na alimentação podem reduzir a vida”), apresentei aqui estudo mostrando o beneficio de níveis ótimos de ingestão de cálcio na dieta sobre a longevidade dos indivíduos.  No entanto, começam a surgir evidências de que o uso de suplementos de cálcio pode ter efeitos bem diferentes do cálcio que se ingere nos alimentos.

Embora  milhões de pessoas façam uso de suplementos de cálcio para prevenir osteoporose e reduzir o risco de fraturas, segundo estudo publicado recentemente na edição de Julho do “British Medical Journal”, pesquisadores da Nova Zelandia afirmam que o uso de suplementos de cálcio pode ter impacto muito pequeno na saúde dos ossos e aumentar o risco de um infarto agudo do miocárdio.

O estudo em questão trata-se de uma metanálise de 11 estudos clínicos controlados que envolveram participação de 11.921 participantes que foram acompanhados durante um período médio de 4 anos. Para que não está acostumado ao jargão científico, uma metanálise é a análise conjunta de estudos científicos já publicados, e que no caso em questão, se buscou encontrar uma correlação entre uso de suplementos de cálcio (sem vitamina D associada) e um evento cardiovascular(Infarto do miocárdio e AVC). A análise dos resultados mostrou que o uso de suplementos de cálcio esteve associado a um aumento de cerca de 30% no risco de um infarto agudo do miocárdio em indivíduos com idade superior a 40 anos. Os autores também encontraram um aumento, embora estatisticamente não significativo, no risco de morte por AVC (acidente vascular cerebral). Os participantes deste estudo estavam fazendo uso de uma dose de cálcio em forma de suplemento, de mais de 500 mg por dia.

Estudos anteriores já haviam relatado que o uso de suplementos de cálcio em pacientes com insuficiência renal promoviam calcificações nos vasos e aumentou a mortalidade neste grupo.

Os autores do estudo argumentam que o aumento do risco de infarto nos indivíduos fazendo uso de suplementos de cálcio provavelmente deve-se a um aumento nos níveis de cálcio no sangue, que em estudos epidemiológicos mostrou associação positiva com incidência aumentada de infarto. Como o cálcio dos alimentos produz elevações bem menores nos níveis de cálcio que os suplementos, provavelmente por este motivo não aumenta o risco cardiovascular.

Os idosos e com outros fatores de risco para doença cardiovascular provavelmente fariam bem em evitar o uso de suplementos de cálcio.

Ainda em relação ao cálcio, temos evidência científica mostrando um efeito protetor dos níveis de cálcio ingerido na dieta em relação à obesidade. Mas isto vai ser assunto para outro "post".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.