sexta-feira, 2 de abril de 2010

Baixos níveis de cálcio na alimentação podem reduzir a vida


Aumentar a ingestão de cálcio em sua alimentação pode ajudar você a viver mais. É o que sugere uma nova pesquisa.
Pesquisadores suecos constataram que homens que consumiam mais cálcio na dieta apresentaram probabilidade 25% menor de morrer na década seguinte que seus pares que que consumiam os menores níveis de cálcio na alimentação. Nenhum dos indivíduos pesquisados utilizava cálcio em forma de suplemento.
Estes resultados estão de acordo com pesquisa anterior que associa maior ingesta de cálcio com menor mortalidade, tanto em homens quanto em mulheres.
De acordo com esta pesquisa, homens que consumiam os niveis mais altos de cálcio em sua dieta, estavam ingerindo aproximadamente 2000 mg de cálcio por dia. Estes apresentaram risco 25% menor de morrer por qualquer causa, e 23% menor de morrer por doença cardíaca quando comparados com homens que estavam ingerindo até 1000 mg de cálcio por dia.
Os efeitos do beneficio desta ingestão de cálcio provavelmente incluem varios fatores, entre eles uma redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol ou dos níveis de açúcar no sangue, afirmam os pesquisadores.
O cálcio é tão importante para uma variedade de funções biológicas, que se o nivel de ingesta deste mineral não for suficiente na dieta, o organismo vai mobilizar o cálcio armazenado nos ossos para as funçoes que ele necessitar.
As principais fontes de cálcio na dieta são; leite e derivados, vegetais com folhas verdes(espinafre, couve, etc), peixes como salmão, sardinhas e trutas. O gergelim tabém é uma boa fonte de cálcio.
A Vitamina D também é importante para otimizar a absorção do cálcio. Então, além de aumentar a ingesta de alimentos ricos em cálcio, é necessario otimizar os níveis de vitamina D para garantir uma boa assimilação deste mineral.

Fonte:
Am J Epidemiol. 2010 Apr 1;171(7):801-7. Epub 2010 Feb 19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.