domingo, 20 de junho de 2010

Pimentas vermelhas podem apresentar efeitos antiobesidade


Cientistas estão relatando nova evidência de que a capsaicina, principio ativo presente nas pimentas vermelhas, que conferem a elas aquele “ardor” típico deste condimento, pode causar perda de peso e diminuir os depósitos de gordura através de alterações benéficas em determinadas proteínas envolvidas neste processo. Estas descobertas , que podem levar a novas abordagens terapêuticas para obesidade, foram relatadas no Journal of Proteome Research.
Jong Won Yun e colaboradores, autores do estudo, assinalam que obesidade hoje é um problema mundial de saúde pública, estritamente relacionado à incidência de doenças como hipertensão arterial, doença cardiovascular, diabetes, etc. Estudos laboratoriais tem apontado que a capsaicina pode ajudar a combater a obesidade diminuindo o consumo de calorias, aumentando o metabolismo basal, reduzindo os depósitos de gordura e melhorando os fatores de risco cardiovascular. Contudo, os mecanismos pelos quais a pimenta opera estes efeitos ainda estão sendo investigados.
No estudo em questão, os pesquisadores alimentaram cobaias de laboratório com uma dieta obesogênica rica em gordura. Para um grupo de cobaias, além da dieta obesogênica, também receberam capsaicina da pimenta. O grupo que recebeu a capisaicina apresentou uma perda de 8% do peso corporal e alterações nos níveis de pelo menos 20 proteínas chave para o metabolismo da gordura. “ Estas alterações nos fornecem valiosos insights sobre os efeitos antiobesogênicos da capisaicina”, afirmam os autores do estudo.


Fonte:
1.   Joo et al. Proteomic Analysis for Antiobesity Potential of Capsaicin on White Adipose Tissue in Rats Fed with a High Fat Diet. Journal of Proteome Research, 2010; 100419142343045 DOI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.