sexta-feira, 2 de abril de 2010

Consumo elevado de açúcares pode "imobilizar" seu sistema imunológico



Ainda ocupava as carteiras da faculdade de Medicina quando aprendi que pacientes diabéticos estão mais suscetíveis de contrair infecções que a população normal. No entanto, muito tempo depois é que comecei a desvendar os meandros deste fenômeno tecnicamente chamado "glicotoxicidade". O trabalho que vou comentar aqui me ajudou muito neste sentido. É um trabalho da década de 70. A forma como que encontrei este trabalho foi quase casual. Contudo, o significado para nós hoje é tremendamente significativo, nestes tempos de embate conta gripe suina, Dengue, HIV e tantos outros micróbios que atormentam a consciência de nossa população.
O trabalho citado tem por título "Influência dos açúcares na capacidade fagocítica dos neutrófilos humanos". Para quem não está habituado a termos da biologia, FAGOCITOSE é a capacidade que a as nossas células de defesa(como os neutrófilos) possuem de englobar("devorar") partículas ou organismos que constituem ameaça à integridade do nosso sistema biológico (vírus, bactérias, células defeituosas, etc). Os objetivos do estudo foram 1) verificar se a ingetão de glicose e outros carboidratos diminuia a capacidade fagocítica dos neutrófilos, 2) por quanto tempo perduravam os efeitos da ingestão destes carboidratos sobre a capacidade fagacítica dos neutrófilos, e 3) Determinar se o jejum afetava a fagocitose.
O trabalho utilizou a seguinte metodologia: após 12 horas de jejum, todos os participantes recebiam 100g de carboidratos na forma de glicose, amido, frutose(açúcar das frutas), sacarose(açúcar), mel e suco de laranja. Em seguida, 30 min., 1 hora, 2horas, 3 horas e 5 horas após a ingestão destes carboidratos, era colhido sangue fresco das veias dos participantes. O sangue era colocado em contato com uma suspensão de bactérias e através do microscópio se media o número de bacterias fagocitadas pelos leucócitos na unidade de tempo(chamou-se isto de índice fagocítico). O que é que descobriram? Todas os carboidratos utilizados reduziram a atividade fagocitária das células de defesa. Esta redução foi maior com os açúcares simples que com o amido.Houve uma redução de até 50% na capacidade da célula de defesa fagocitar a bactéria. Esta redução foi mais acentuada no periodo entre 1 a 2 horas após a ingestão do carboidrato, contudo ainda era sentida 5 horas apos a ingestão do carboidrato.O jejum de 12 horas associou-se a maior atividade fagocítaria dos neutrófilos.
Que significado prático este estudo apresenta para nós? O Primeiro é que dieta desempenha um papel fundamental na questão da resistência às infecções. Os açúcares simples(inclusive o das frutas), quando consumidos em excesso, além de contribuir para o aumento de doenças como obesidade, Diabetes, Doença cardiovascular, etc; também reduzem a nossa imunidade e nos tornam presas mais fáceis para os microorganismos patogênicos.

Fonte: Albert Sanchez, J. L. Reeser, H. S. Lau, P. Y. Yahiku, R. E. Willard,
P. J. McMillan, S. Y. Cho, A. R. Magie and U. D. Register; Role of Sugars in human
neutrophilic phagocytosis. AJCN 26: NOVEMBER 1973, pp. 1180-1184.

*Veja o interessante vídeo mostrando uma célula neutrófila "caçando" e fagocitando uma bactéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.