terça-feira, 27 de abril de 2010

Melancia supera tomate como fonte de licopeno


De acordo com relato publicado na revista Agricultural research, a melancia contém tanto ou mais licopeno que o tomate. Licopeno é um pigmento vermelho da família dos carotenóides presente em algumas frutas e algas. O licopeno é um nutriente importante porque atua como um poderoso antioxidante varredor de radicais livres que causam danos oxidativo e perda de função celular.
Estudos anteriores concluiram que o aumento na ingesta de licopeno está associado a redução na incidência de vários tipos de câncer(principalmente próstata, pulmão e estomago) e doença cardiovascular.
Os pesquisadores americanos também examinaram a biodisponibilidade do licopeno da melancia. Se um nutriente é bem absorvido no trato gastrointestinal e alcança boas concentrações nos tecidos, dizemos que ele possui boa biodisponibilidade. No caso do licopeno da melancia, este mostrou-se tão biodisponivel quanto o do tomate.
Os estudos tem mostrado que 1 xícara e meia de suco de melancia contém cerca de 9 a 13 mg de licopeno. Em média, a melancia contém 40% mais licopeno que tomates maduros crús. A coloração é um bom indicador do conteúdo de licopeno na melancia. Quanto mais vermelha e madura, mais licopeno. A melancia também contém vitaminas A, B6, B1 e vitamina C. Outras boas fontem de licopeno incluem os tomates (no molho de tomates o licopeno está mais concentrado), goiaba, abricó e grapefruit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.