quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reduzir a densidade calórica das refeições facilita a perda de peso e controla melhor a fome.



Em trabalho publicado recentemente no American journal of Clinical Nutrition, pesquisadores do estado da Pennsylvania estudaram o efeito de 2 tipos de dieta em 71 mulheres obesas com idade variando de 22 a 60 anos. Estas mulheres foram distribuidas em 2 grupos. Um grupo foi orientado e acompanhado para seguir uma dieta reduzida em gorduras. O outro grupo, além da orientação de reduzir a gordura, também foi orientado e acompanhado para aumentar a ingestão de alimentos com alto conteúdo de água(frutas e verduras), ou seja,  de baixa densidade calórica. Em ambos os grupos, ao contrário da maioria das dietas, não foi estabelecido um limite diário da quantidade de calorias consumidas.
Resultados: Ao final de um ano as mulheres em ambos os grupos mostraram uma perda de peso significativa, assim como uma diminuição na densidade calórica de suas dietas. No entanto, mulheres que adicionaram alimentos ricos em água em suas dietas perderam mais peso durante os seis primeiros meses de estudo do que aquelas que apenas reduziram a gordura. Também, os resgistros mantidos pelas mulheres revelaram que o grupo que incluiu mais alimentos  de maior conteúdo de água (frutas e verduras) ingeriu 25% mais alimento por peso e sentiu menos fome que o grupo que apenas reduziu a gordura. A redução do peso foi  mantida por mulheres de ambos os grupos nos últimos seis meses do estudo. 
"Comendo mais frutas e vegetais, elas foram capazes de comer mais. Isto provavelmente as ajudou a aderir melhor à dieta e perder mais peso. Portanto,incluir alimentos de baixa densidade calórica foi uma estratégia eficaz para perda de peso, que foi mantida ao longo de 1 ano de acompanhamento", afirmou ello-Martin, coordenadora da pesquisa.

Os alimentos ricos em água e pobres em gorduras - como frutas, vegetais, sopas, carnes magras, e laticínios pobres em gorduras - possuem baixa densidade calórica e fornecem poucas calorias por mordida. Este estudo demonstrou que escolher alimentos que possuem baixa densidade calórica, ajuda a perder peso sem as mensagens restritivas de outras dietas.

Fonte:American Journal of Clinical Nutrition

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.