terça-feira, 13 de abril de 2010

Reduzir a densidade calórica das refeições pode facilitar o emagrecimento

ALIMENTOS DE ALTA DENSIDADE CALÓRICA FAZEM VOCÊ ENGORDAR MAIS COMENDO MENOS



O que vai fazer você engordar mais, comer 200g de bolo de chocolate ou 200g de brócolis? Não precisa ser nenhum "expert' para responder que provavelmente é o bolo de chocolate, porque este apresenta um número bem maior de calorias por peso. Então "Densidade calórica" nada mais é que o número de calorias por grama de alimento.  Cem gramas de manteiga, por exemplo, contém 766 calorias, e 100 gramas de alface, apenas 16: a alface é um dos alimentos de mais baixa densidade, enquanto a manteiga concentra alta densidade calórica em uma pequena porção. Experimente comer um pedacinho de pão com 1 colher de manteiga, ou seu equivalente calórico de 11 xícaras de alface: com qual das duas opções você se sente mais saciado?
Utilizando valores determinados pela  USDA Nutrient Database, podemos calcular a densidade calórica de vários alimentos para mostrar como isto funciona. Vejamos:


    * Maçã - 100 gramas de maçã contém 52 calorias. Isto significa que 1 g de maçã contém 0.52 calorias. Então a Densidade calórica ou Energética da maçã é 0.52.

    * Feijão Verde - 100 gramas de feijão verde contém 35 calorias.Isto significa que 1 g de feijão verde contém 0.35 calories. Então a Densidade calórica do feijão verde é 0.35.

    * Bolo de chocolate - 100 gramas de bolo de chocolate contém  379 calorias. Isto significa que 1 g de  bolo de chocolate contém 3.79 calories. Então a Densidade calórica do bolo de chocolate é 3.79.

    * Batatas fritas - 100 gramas de batatas fritas contém 531 calorias. Isto significa que 1g de batata frita contém 5,31 calorias.  Então a Densidade calórica da batata frita é 5.31.
Em geral, os pesquisadores classificam os alimentos segundo a Densidade calórica da seguinte forma:
    * Densidade Calórica Muito Baixa = 0.0 to 0.7
    * Densidade Calórica Baixa = 0.8 to 1.5
    * Densidade Calórica Moderada a Alta = 1.6 to 3.0
    * Densidade Calórica Muito Alta = 3.1 ou mais.


A densidade calórica de um alimento depende fundamentalmente de seu conteúdo de água e de fibras. Água contém zero calorias. Então, quanto mais água, menos calorias.
A fibra é outro ingrediente chave nos alimentos de baixa densidade calórica. Fibra também ajuda a explicar a maior sensação de saciedade proporcionada pela ingestão de frutas e vegetais.

veja o conteúdo de água de diversos alimentos:

Fonte: USDA Nutrient Database

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.