sexta-feira, 23 de abril de 2010

Café e Estresse: uma combinação potencialmente perigosa


Um interessante estudo avaliou os efeitos de uma dose moderada de cafeina sobre a resposta cardiovascular e neuroendócrina(hormonal) ao stress. O estudo envolveu 25 indivíduos sadios do sexo masculino, selecionados como consumidores habituais ou moderados de cafeina. Registros dos parâmetros cardiovasculares e neuroendócrinos(hormonais) foram feitos em condições de repouso e após administração de cafeina(3,5 mg/kg) ou placebo(substância farmacologicamente inativa), enquanto os individuos estudados realizavam uma estressante tarefa de laboratório, e também no período de recuperação pós stress.
Os resultados encontrados permitiram concluir que a cafeína elevou a pressão arterial e a concentração plamática de noradrenalina em repouso e também mais ainda na situação de stress avaliada. A cafeina também potencializou a secreção plasmática da epinefrina(adrenalina) e cortisol em resposta ao stress - ambos hormônios secretados em situações de stress-, mais que dobrando os valores observados na situação de controle. Estes resultados foram observados tanto nos consumidores habituais de cafeina,quanto nos moderados, e o nivel de consumo habitual de cafeina não afetou a magnitude da resposta. Estes resultados indicam que a cafeina pode potencializar tanto a resposta cardivascular quanto neuroendócrina ao stress, e que o consumo habitual de cafeina não está necessariamente associado com o desenvolvimento de tolerância a estes efeitos.
Estudos anteriores estimavam que a ingestão de cafeína em doses moderadas (até 300 mg/dia) não fossem prejudiciais à saúde de um indivíduo normal.
Os resultados encontrados por este estudo, confirmando outros trabalhos anteriormente publicados, indicam que a cafeina atua como um "amplificador" do efeito dos estressores normais do dia a dia, ou seja, para um mesmo nível de stress, aqueles individuos consumidores habituais de cafeina apresentarão maior resposta cardiovascular e hormonal.
Digno de nota também é o fato que a dose de cafeina utilizada pelos pesquisadores, ou seja 3,5 mg/kg, equivale a uma dose de aproximadamente 200 mg para um adulto de 60 kg. Ora, esta dose é atingida facilmente com o consumo de 02 expressos ao dia.
Os efeitos da ativação prolongada do eixo hormonal do stress são sobejamente conhecidos com repercussões deletérias para o metabolismo (facilitando o ganho de peso e acúmulo de gordura na linha da cintura), sistema cardio vascular, imunidade, sistema nervoso central, etc.

Na prática, observamos que geralmente as pessoas que tomam mais café são as mais estressadas ou que vivem em ambientes com alto nível de estresse. Nestes casos estabelece-se algo como um ciclo vicioso. O estressado precisa mais do café para manter-se alerta e quanto mais toma café, mais acentua os  efeitos do stress no organismo. Portanto, para quem é portador de doença cardiovascular(hipertensão arterial, doença coronariana, arritmias cardiacas, avc, etc) a melhor coisa a fazer é reduzir ao máximo o consumo de cafeina.

VEJA O CONTEÚDO DE CAFEINA EM DIVERSOS PRODUTOS
Na tabela a seguir, pode-se observar a quantidade de cafeína em alguns alimentos:
Alimento      Quantidade de cafeína


Café: Medida de 140 ml

  •  Coado expresso 115 mg
  • Coado 80 mg
  • Instantâneo 65 mg 
  • Descafeinado, coado 3 mg
  • Descafeinado, instantâneo 2 mg

Chá: Medida de 140 ml
  • Coado 40 mg
  • Coado, marcas importadas 60 mg
  • Instantâneo 30 mg
  • Refrigerantes à base de cola 170 ml contém aproximadamente 18 mg
  • Bebidas à base de cacau 140 ml contém aproximadamente 4 mg
  • Leite achocolatado 220 ml contém aproximadamente 5 mg
  • Chocolate preto meio doce 28g contém aproximadamente 20 mg
Fonte: Lane, J. D., Adcock, R. A., Williams, R. B. and Kuhn, C. M. (1990). "Caffeine effects on cardiovascular and neuroendocrine responses to acute psychosocial stress and their relationship to level of habitual caffeine consumption." Psychosomatic Medicine 52(3): 320-36.


Um comentário:

Escreva aqui seu comentário.