sábado, 17 de abril de 2010

Pasteur, Beauchamp e a tragédia do morro do Bumba



""Os seres humanos, potencialmente a mais alta forma de vida neste planeta,construiram uma imensa indústria farmacêutica com o propósito central de envenenar as formas mais inferiores de vida- os germes.Uma das maiores tragédias da civilização humana é a precedência da química sobre a nutrição" Dr. Richard Murray. .

No dia 07 de abril a notícia que tomou conta dos meios de comunicação do país foi o trágico deslizamento de terra no morro do bumba, em Niteroi-RJ.  Desencadeada pelas fortes chuvas, uma avalanche de terra causou muita destruição e mortes naquela comunidade.  De acordo com autoridades locais, o desabamento de tantas casas ao mesmo tempo pode ter sido facilitado pelas condições do terreno. Aquela área toda corresponde a um antigo lixão desativado, o que acabou criando as condições necessárias para esta anunciada tragédia.

Toda esta história trouxe a minha mente a lembrança de dois "gigantes", cujas obras são fundamentais para compreender o modelo da medicina que  é praticada hoje: Louis Pasteur e Antoine Beauchamp.  Há quase um século estes dois homens estavam na linha de frente da ciência. Pasteur, químico , pai da bacteriologia, criou a chamada “Teoria do Germe”. Segundo Pasteur, as doenças são causadas por microorganismos invasores que promovem alterações no estado de equilíbrio do organismo (homeostase). Em seus dias, tentando provar  suas teorias sobre os perigosos germes, Pasteur enfrentou a oposição de
Antoine Beauchamp, outro grande cientista. Beauchamp rejeitava as ideias de Pasteur e defendia a tese que as reais causas das doenças residiam no"terreno biológico", e não no germe em si. Beauchamp acreditava que os germes estavam para as doenças assim como as moscas estão para o lixo, ou seja, são o resultado e não a causa.


""A verdadeira causa das doenças está em nós, sempre em nós". Antoine Beauchamp(1883)


Dr. Antoine Beauchamp, médico, pesquisador, professor de química,biologia e farmácia, destacava a importância do estilo de vida e da nutrição integral como elemento chave na prevenção e tratamento contra as doenças há quase 150 anos.  Os títulos de suas obras científicas publicadas ocuparam oito páginas no jornal francês de ciência "Moniteur Scientifique". Beauchamp também postulou a existência dos cromossomos bem antes de qualquer cientista.


Embora, segundo os historiadores, Pasteur tenha reconhecido em seu leito de morte que "o germe não é nada, e o terreno biológico é tudo", foram as idéias de Pasteur que prevaleceram na linha da história. Mais amigáveis à lucrativa e emergente indústria farmacêntica, as idéias e o legado de Pasteur moldaram a mente de gerações de médicos e profissionais de saúde. Isto resultou em grande prejuizo à prevenção de doenças e promoção da saúde. Tomemos por base o uso de antibióticos. Patógenos cada vez mais resistentes aos antibióticos estão emergindo a uma velocidade alarmante e as opções terapêuticas estão diminuido. O fenômeno de resistência a drogas está aumentando entre bactérias, vírus, fungos e parasitas.Ainda, há sólidas evidências científicas que o uso de antibióticos pode prejudicar o sistema imunológico, desequilibrando mais ainda o terreno biológico em favor da doença.


Há muitos anos Beachamp descobriu que os germes são elementos oportunistas, esperando as condições propícias. De outra forma se tornam absolutamente inócuos. Estamos  continuamente expostos de todas as formas a uma infinitude de microorganismos. Contudo, quando encontram um organismo subnutrido, exposto a um ambiente tóxico, hormonalmente desequilibrado e sob stress, então a integridade do organismo torna-se seriamente ameaçada.

A maioria dos medicamentos utilizados hoje na prática clinica tem o poder apenas de tratar e controlar sintomas. Infelizmente, também nossos hospitais não são espaços onde se promove saúde. Há uma diferença conceitual enorme entre promover saúde e combater doenças. 


Sem de forma alguma desconsiderar a inestimável contribuição de Pasteur à medicina, hoje necessitamos dar mais ouvido a Beauchamp, pois, como no episódio da tragédia do morro do Bumba, a natureza costuma cobrar muito caro quando não se dá a devida atenção ao terreno.


Dr. Raul  Torres



Um comentário:

  1. Muito bom este texto.
    Dificilmente nós vemos algo que fale dos males que Pasteur nos trouxe, apenas nos "benefícios" das vacinas...

    É hora das pessoas acordarem para o seu eu interior e ver que a causa das doenças não é exterior.

    Dr. Raul, gostaria de indicar este site, este podcast em especial, sobre Pasteur:

    http://somebodyelseshead.blogspot.com/2009/06/debunking-germ-theory-of-disease.html

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário.