quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sai gordura trans, entra gordura interesterificada: trocando seis por meia dúzia.


Se você é um consumidor atento, deve ter observado um grande número de produtos do super mercado exibindo em suas embalagens o "ZERO% de GORDURA TRANS" ou "NÃO CONTÉM GORDURA TRANS" em letras garrafais. Durante muito tempo fomos ensinados a trocar a manteiga(gordura saturada) pela margarina (gordura vegetal hidrogenada) porque esta não aumenta o colesterol. No entanto ,diversos estudos científicos mostraram que a gordura tipo trans, abundante nos óleos vegetais hidrogenados, é provavelmente muito mais danosa à saúde que a gordura saturada.
Recentemente, em um artigo "on line" do British Medical Journal, pesquisadores britânicos afirmaram que banir as gorduras trans do Reino Unido preveniria milhares de ataques cardíacos e mortes anualmente, e seria uma maneira simples de proteger a sociedade e salvar vidas.

 Você sabe por que a gordura tipo TRANS está sendo substituída nos alimentos processados?

A gordura trans pode causar vários danos à saúde. Entre os mais importantes citamos:
  • A gordura trans eleva o colesterol ruim(LDL), diminui o colesterol bom(HDL) e aumenta a taxa de triglicerídios, fatores de risco para doença cardiovascular.
  • A gordura trans aumenta a produção de mediadores químicos inflamatórios relacionados a aumento de incidência de muitas doenças crônicas de nosso tempo(doenças auto-imunes, câncer, infertilidade,etc.)
  • A gordura trans inibe os receptores da insulina nas membranas celulares provocando resistência insulinica, aumentando a incidência de obesidade e diabetes.


 A solução encontrada pela indústria de alimentos para substituir a gordura trans, é um processo altamente industrializado, chamado interesterificação. O processo químico que produz gordura interesterificada é um tanto complicado, mas, essencialmente, um óleo vegetal natural como o de girassol por exemplo, é combinado com ácido esteárico e vários catalisadores alcalinos. A gordura interesterificada apresenta várias vantagens para os fabricantes de alimentos  processados- aumento do tempo de prateleira do produto e sabor semelhante ao da gordura animal.

A gordura interesterificada está sendo introduzida em diversos alimentos processados para ser o substituto mais "seguro" das gorduras trans. No entanto evidências científicas começam a aparecer que tal pretensão está bem longe da realidade. Estudo publicado na revista Nutrition &  Metabolism verificou que a gordura interesterificada aumentou a resistência insulinica (aumentando a taxa de glicose e/ou diminuindo a produção de insulina), condição esta precursora comum do Diabetes Mellitus e obesidade. Após 4 semanas consumindo dieta rica em gorduras interesterificadas, os participantes do estudo apresentaram significativo aumento da taxa de glicose no sangue ( quase 20%). Este aumento foi até maior que o observado com a gordura trans. Também a produção de insulina caiu 10% na dieta rica em gordura trans e quase o dobro disto na dieta rica em gordura interesterificada. Os resultados do estudo concluem que a gordura interesterificada afeta a produção de insulina pelo seu pâncreas e aumenta a resistência dos tecidos periféricos à ação da insulina.
A gordura interesterificada também reduziu os níveis do bom colesterol(HDL).

A gordura interesterificada provavelmente não estará discriminada no rótulo do alimento.


Se você é daqueles que tem por hábito ler rótulos de produtos que compra no supermercado, não adianta procurar por "gordura interesterificada" no rótulo porque você não vai encontrar. Na prática, se o rótulo do alimento processado contém "óleo vegetal" como ingediente, ou "gordura vegetal hidrogenada", você pode estar certo de estar consumindo ou gordura interesterificada ou gordura trans.

FONTES:
1 Sundram K, Karupaiah T, Hayes K.. (2007). "Stearic acid-rich interesterified fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative to palm olein in humans.". Nutr Metab. DOI:10.1186/1743- 7075-4-3.
2 "New Fat, Same Old Problem With An Added Twist? Replacement For Trans Fat Raises Blood Sugar In Humans", Science Daily, January 18, 2007.
 

16 comentários:

  1. Os produtos da Piraquê trazem no rótulo a especificação "gordura vegetal interesterificada". Parei de comprar.

    ResponderExcluir
  2. Esses estudos estão ficando desatualizados e nenhum outro mais se confirmou após isso? Acho que é preciso mais estudos aprofundados para se medir com mais precisão como a gordura interesterificada age no organismo antes de espalhar por aí simplesmente que "podem causar mais danos do que a trans". Há um erro grosseiro na wikipedia mencionando a gordura totalmente hidrogenada como sendo trans, informação, proposital ou não, falsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isto que na falta destes estudos, é mais prudente NÃO considerá-la segura.

      Excluir
    2. Na dúvida é melhor não consumir e informar as pessoas que tem afinidade pelo assunto
      Sempre estamos sendo ludibriados pelo poder econômico, enganados pela mídia

      Excluir
  3. É simplismente triste,em saber que não temos pra onde correr.Cadê o ministério da saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ministério da saúde segue protocolos de mercado.Apenas negócios!

      Excluir
    2. O Ministério da saúde segue protocolos de mercado.Apenas negócios!

      Excluir
  4. Já era de desconfiar. Vi a gordura trans ser banida mas não mudança significativa no sabor e consistência dos alimentos. Tá na cara que isso foi apenas mais um golpe da indústria para escapar da restrição sabendo ela que os processos laboratoriais de análise dessas substâncias em relação à saúde são muito lentos. Quantos esta também for proibida virão outras variações químicas iguais ou piores. E assim vai...

    ResponderExcluir
  5. A solução seria o "retorno à sábia prática de utilizar gorduras naturais e tradicionais, o que
    derrubaria a gigantesca e poderosa indústria dos óleos de sementes, que é a espinha dorsal do
    sistema de "commodities" agrícolas dos EUA." Está explicado o motivo desses processos persistirem.

    ResponderExcluir
  6. É um absurdo que alimentos que comprovadamente causam mal à saúde ainda permaneçam nas prateleiras dos supermercados. O governo tem a obrigação de ser rígido e impedir a comercialização desses alimentos.

    ResponderExcluir
  7. governo??!!! Que governo???

    ResponderExcluir
  8. o pessol , parem de pensar como inocentes e pensem como chefes executivos : se voce diminuisse a quantidade de G. trans nos alimentos , o mesmo ficaria com gosto ruim , estragatia rapido , E A POPULAÇAO FICARIA SAUDAVEL . como Agora voce esta pensando como um chefe de uma empresa alimenticia , nao quer que nada disso aconteça , por que NAO GERA LUCROS . e outra , mantendo G. trans nos alimentos pode te render um bom acordo com EMPRESAS FARMACEUTICAS , entao , pensando capitalistamente , é melhor manter essa gordura lucrativa .

    ResponderExcluir
  9. A Nabisco, no biscoito (Clube Social) faz pior. Ela omite a gordura Trans nas expecificações, e coloca nos ingredientes:....gordura vegetal hidrogenada,..

    ResponderExcluir
  10. A legislação deveria ser alterada para tornar obrigatória a declaração desta gordura na tabela de ingredientes. Fazendo mal ou não, o consumidor tem direito de saber o que está ingerindo.

    ResponderExcluir
  11. As populações, ao invez de ficarem se arriscando em confusas passeatas pelas avenidas e estradas da vida devem simplesmente gastarem seus recursos comprando tudo aquilo que é mais natural, não industrializado. Existem regiões que são mais vocacionadas a uma determinada cultura, outras possuem mais frutas ou melhores vejetais e assim por diante. Boicotar o consumo de coisas envenenadas ou venenosas à saude evitaria, com disparada eficiencia, imensas dificuldades e dores inúteis para todos, ricos e pobres. Outro dia experimentei comprar um pouco de gordura de palmeira. Foi uma ótima compra, muito saudável por sinal.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentário.