quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carnes processadas aumentam o risco de doença cardíaca e diabetes


Vejam só...poucos dias depois de postarmos aqui sobre os perigos dos alimentos processados, as agências de noticias divulgaram o resultado de um abrangente estudo da escola de saúde publica de Harvard, publicado na revista Circulation. Segundo este estudo, o consumo de carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça e embutidos, aumenta o risco de doença coronariana. Já a carne vermelha, não parece ser nociva. O estudo em questão foi uma "metanálise", onde os autores analisaram vários estudos nos quais participaram mais de um milhão de pessoas.Eles concluem que consumir 50 gramas de carne processada ao dia, o equivalente a uma ou duas fatias de presunto ou uma salsicha, está associado a um aumento de 42% nas probabilidades de desenvolver doença coronariana, e em 19% a chance de diabetes.Estas carnes apresentam quatro vezes mais sal e 50% mais conservantes baseados em nitratos do que as carnes frescas.
Para quem só consumia carnes vermelhas não processadas, não houve elevação significativa nos riscos. Os pesquisadores disseram que outros cuidados com a saúde eram semelhantes entre os dois grupos.
Renata Micha, da Escola de Saúde Pública de Harvard, defende que as carnes processadas e não-processadas à venda nos Estados Unidos contêm quantidades semelhantes de colesterol e gorduras saturadas, portanto não é este o principal responsável por estes resultados.

Fonte:
Red and Processed Meat Consumption and Risk of Incident Coronary Heart Disease, Stroke, and Diabetes Mellitus. A Systematic Review and Meta-Analysis, 10.1161/CIRCULATIONAHA.109.924977

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.