segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sono insuficiente está associado a mais inflamação

Em post anterior discutimos como a inflamação “oculta” pode se estabelecer no organismo constituindo um terreno propício para o desenvolvimento de muitas das chamadas doenças modernas (Diabetes, Infarto, AVC, câncer, etc.).
Em recente estudo publicado na revista SLEEP, pesquisadores da divisão da Medicina do Sono do hospital universitário em Cleaveland (USA)  mostraram que a restrição do sono em 50% do tempo habitual de sono dos indivíduos estudados, induziu ao aumento significativo nos níveis plasmáticos de Interleucina-6 (IL-6), um conhecido biomarcador de inflamação. No estudo observou-se também aumento, embora não significativo, da Proteina C reativa, outro marcador inflamatório.
A ciência está aprofundando cada vez mais o conhecimento de como a inflamação pode ser o “combustível” para quadros complexos como dores crônicas,diabetes,doença cardiovascular, câncer e até mesmo depressão.Eu considero o sono um dos 4 pilares da boa saúde: NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA, EQUILIBRIO MENTE-CORPO(ou gerenciamento do stress) e SONO. Interessante notar que desequilíbrios relacionados aos outros 3 pilares, também promovem alterações nos mediadores inflamatórios

 
Fonte: Patel SR; Zhu X; Storfer-Isser A; Mehra R; Jenny NS; Tracy R; Redline S. Sleep duration and biomarkers of inflammation. SLEEP 2009;32(2):200-204.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.