quinta-feira, 6 de maio de 2010

Em defesa do abacate

Em minha prática clínica tenho observado freqüentemente uma atitude receosa em relação ao abacate. Os questionamentos que mais ouço: “O abacate tem muita gordura. Não vai piorar o meu colesterol e fazer mal para o coração?” ou,  “Abacate tem muita caloria. Vai me fazer engordar.”  Vamos por partes. Embora muito rico em gordura, a principal gordura do abacate é a monoinsaturada (a mesma do azeite de oliva), altamente benéfica à saúde. Em 1996, estudo realizado por pesquisadores do Instituto Mexicano do Seguro Social  observou o efeito do consumo regular de abacate nos lipídios no sangue. Os 45 voluntários que comeram abacate diariamente durante 1 semana experimentaram uma redução média de 17% na taxa de colesterol, diminuição nos níveis do LDL colesterol e triglicérides, além de aumento no HDL colesterol. Este conjunto de mudanças aponta para uma redução no risco de doença cardiovascular.
Os pesquisadores também descobriram que o abacate também é uma rica fonte de beta sitosterol, uma substância natural que apresenta importantes propriedades redutoras do colesterol. Hoje o beta sitosterol está sendo incorporado em vários produtos industrializados(margarinas, lacticínios, etc) por suas  propriedades profiláticas.
De fato, o abacate, em comparação com outra fruta, tem valor energético considerável devido ao seu alto teor de gordura. Aproximadamente 162 calorias por 100 gramas. Contudo, é perfeitamente  compatível em um plano racional de emagrecimento. Aliás, há muito mais a considerar a considerar em um plano saudável de emagrecimento que a simples contagem de calorias. Em favor do abacate pesa a sua baixa carga glicêmica(baixo conteúdo de carboidratos) e alto conteúdo de potássio e magnésio, que fazem dele uma excelente opção para indivíduos com problemas de resistência insulínica e diabetes mellitus.  O alto teor de gordura do abacate ajuda manter a saciedade por mais tempo e evita as oscilações nos níveis de glicose e insulina no sangue.  O abacate é também uma excelente fonte de vitaminas antioxidantes, principalmente a vitamina E, thiamina, glutationa e ácido fólico. Os antioxidantes apresentam propriedades antienvelhecimento e protegem contra doenças crônico-degenerativas.
Fontes:
 
  1. Anderson, J. W. 1990. Dietary fiber and human health. HortScience 25: 14881494.
  2. Grant, W.C. 1960. Influence of avocados on serum cholesterol. Proc. Soc. Exper. Bioi. Med. 104:45-47.
  3. Chern. 28:1217-1221.
  4. Junshi, C., T.C. Campbell, L. Junyao, and R. Peto. 1990. Diet, life-style, and mortality in China: a study of the characteristics of 65 Chinese counties. Oxford, New York.
  5. Polansky, M.M., and E.W. Murphy. 1966. Vitamin B 6 components in fruits and nuts. J. Amer. Dietetic Assoc. 48: 1 09-111 .
  6. Purseglove, J. W. 1968. Tropical crops: Dicotyledons. Wiley, New York.
  7. Rinzler, C.A. 1987. Avocados, p. 16-17. In: The complete book of food: a nutritional, medical, and culinary guide. World Almanac, New York.
  8. Shun-Zhang, Y., L. Rui-Fang, X. Da-Dao, and G.R. Howe. 1990. A case-control study of dietary and nondietary risk factors for breast cancer in Shanghai. Cancer Research 50:5017-5021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.