segunda-feira, 3 de maio de 2010

Circunferência abdominal pode revelar riscos à saúde




Maçã ou Pêra?

O excesso de peso e um IMC (indice de massa corporal) alterado  não são os únicos indicadores considerados para avaliar os potenciais riscos da obesidade para a saúde. A distribuição da gordura corporal também desempenha um importante papel. Por exemplo, a gordura que se acumula na linha da cintura, conhecida como gordura visceral ou central (forma em "maçã") acrescenta maior risco à saúde que a gordura que se acumula em torno das coxas e pelvis(forma em "pêra"). Os homens são geneticamente mais predispostos a acumular gordura na linha da cintura, contudo muitas mulheres podem apresentar este padrão masculino de obesidade(obesidade andróide). A gordura visceral está substancialmente associada a aumento do risco de doença cardiovascular, sindrome metabólica e diabetes mellitus.
Quando a "barriguinha" passa a ser um perigo?
A circunferência abdominal tem sido apontada como uma medida confiável da gordura abdominal e fator de risco independente. Uma circunferência abdominal maior de 102 cm nos homens e maior de 88 cm nas mulheres está associado a maior risco para Diabetes tipo II, Dislipidemia(anormalidades do colesterol no sangue), hipertensão e doença cardiaca.
Indice de Massa Corporal(IMC) e Circunferência abdominal
A circunferência abdominal pode ser particularmente útil em pessoas com IMC normal (20-25) ou na faixa de sobrepeso(25-30) porque o IMC pode superestimar a gordura corporal naqueles com mais massa muscular (atletas)e subestimar a gordura naqueles com menos musculatura(ex. idosos). Por exemplo, há homens com ombros largos e quadris estreitos que, de acordo com o IMC apresentam sobrepeso. Estes homens tem pouca gordura abdominal(circunferência abdominal < 102 cm), portanto menos riscos à saúde. Por outro lado, homens com IMC na faixa da normalidade(20-25) que possuem circunferência abdominal aumentada (>102 cm), estrão sob maior risco. A única exceção é para aqueles obesos com IMC de 35 ou maior. Para estes, a circunferência abdominal acrescenta pouco em termos de risco além do proprio IMC.
Como medir a circunferência abdominal?
Todo que você necessita é uma fita métrica. De pé, de preferência em jejum e com a fita ajustada ao nivel da cicatriz umbilical ou a nivel da borda superior do osso ilíaco. Estes são os dois locais mais utilizados.A  fita deve estar ajustada o suficiente para não comprimir a pele.
Acompanhar as mudanças na circunferência abdominal também é um recurso importante para monitorizar o progresso do tratamento clínico do sobrepeso/obesidade. Principalmente quando o paciente começa a praticar atividades fisicas regularmente. Chega um ponto onde ele aparentemente não esta perdendo mais peso (plateu) na balança. No entanto, se a circunferência abdominal está diminuindo, significa que está mobilizando gordura e continua emagrecendo, a despeito de não ter reduzido o peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.