terça-feira, 23 de março de 2010

Consumo regular de castanhas pode prevenir doenças cardiovasculares


Muitos ainda ficam receosos em relação às castanhas pelo seu alto conteúdo calórico e de gordura. No entanto, estudos epidemiológicos e prospectivos apontam que o consumo regular de castanhas reduz o risco de doenças cardiovasculares. Um destes estudos, o “Estudo da Saúde dos Médicos”, observou 22.000 médicos do sexo masculino que voluntariamente se ofereceram para fazer parte do estudo. No início do estudo(1982) eles relataram com que freqüência comiam diferentes tipos de alimentos, inclusive castanhas. Nos 17 anos que se seguiram, 201 médicos tiveram morte súbita por parada cardíaca. A análise estatística demonstrou que a probabilidade de ocorrer morte súbita foi 2 vezes maior em médicos que raramente comiam castanhas que naqueles que comiam pelo menos 2 vezes por semana.

Como as castanhas podem ajudar a prevenir morte súbita cardíaca? O consumo de nozes, castanha do Pará, amêndoas, pistaches, pecans e macadâmias apresenta efeito cardioprotetor, subsequente a melhora do perfil lipídico, reduzindo os valores de colesterol total e LDL - colesterol. Castanhas também são boas fontes de ômega 3, o mesmo tipo de gordura presente em alguns peixes(salmão, sardinha, arenque, ec.). Níveis otimizados de ômega 3 no organismo estão associados a menor incidência de arritmias cardíacas.

Outro fator importante é que as castanhas são boas fontes do aminoácido ARGININA, que é o precursor de uma importante molécula chamada óxido nítrico. O óxido nítrico atua mantendo um estado de relaxamento nos vasos, facilitando o fluxo sanguineo.

Castanhas também contém bons níveis de antioxidantes como vitamina E, potássio, magnésio selênio e fibras. Todos estes nutrientes podem ajudar bastante a saúde do coração se consumidos adequadamente. Como acontece com todos os alimentos, a recomendação é que não sejam ingeridas em excesso. O segredo está na quantidade. Comer até 3 a 4 unidades por dia é suficiente para usufruir todos os benefícios sem prejudicar sua dieta. Talvez uma exceção a esta recomendação seja a castanha do Pará. Por seu altíssimo conteúdo de selênio, provavelmente com 2 unidades pode-se alcançar o limite diário de ingestão estabelecido para este mineral.

Fonte: Nut Consumption and Decreased Risk of Sudden Cardiac Death in the Physicians' Health Study . Christine M. Albert; J. Michael Gaziano; Walter C. Willett; JoAnn E. Manson. Arch Intern Med. 2002;162:1382-1387.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.