sábado, 6 de março de 2010

Um bom desjejum é essencial para reduzir calorias

A primeira refeição do dia pode ser decisiva para o número de calorias que serão consumidas ao longo da jornada. Esta é a conclusão de um estudo com crianças da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Toda pesquisa gira em torno do IG. A sigla se refere ao índice glicêmico, uma taxa relacionada à velocidade com que o açúcar de alimentos ricos em carboidratos chega ao sangue. Enquanto alimentos como batatas e pães brancos têm alto IG e lançam açúcares rapidamente no sangue, soja, grãos ricos em fibras e iogurtes permitem que o aumento da taxa de glicose seja mais lento e gradual. Estudos recentes mostram que dietas de alto IG estão associadas ao ganho de peso e desenvolvimento de diabetes e doença cardíaca. Outros sugerem que limitar o consumo desses alimentos é uma boa maneira para emagrecer.


A nova pesquisa, publicada no "British Journal of Nutrition", incluiu 38 crianças entre 8 e 11 anos. Elas alternaram cafés da manhã de alto e baixo IG. Os pesquisadores perceberam que, nos dias em que as crianças começavam o dia com dieta de baixo IG, o consumo calórico nas outras refeições era de 60 calorias a menos em média. A hipótese levantada pelos pesquisadores é que as crianças se sentiam saciadas por mais tempo com um café da manhã de baixo IG.
E para quem acha que a redução calórica foi pequena, os cientistas respodem: ao longo do tempo pode ter impacto na redução do risco de a criança se tornar obesa.

- Como ninguém se torna obeso da noite para o dia, uma redução modesta na ingestão diária de calorias é exatamente do que precisamos - afirma Jeya Henry, professor de ciência da alimentação e nutrição humana na Universidade de Oxford, na Inglaterra. - Essa é uma maneira simples e prática de reduzir o consumo calórico das crianças.

No cardápio de baixo IG, as crianças podiam escolher entre mingau de aveia, cereal de farelo de trigo integral, pães de soja ou de semente de linhaça com geléia sem adição de açúcar. Nos dias em que a dieta de alto IG estava liberada, as crianças podiam comer pães brancos e cereais de trigo refinado. Henry acrescenta que outras opções de baixo índice glicêmico são cereais de aveia, pão de centeio e frutas como maçã, manga e ameixa. Alimentos integrais e ricos em fibras costumam ter IG mais baixo do que os carboidratos processados, como o pão branco.

Este é mais um trabalho que aponta para a importância de escolher com mais critério os carboidratos que consumimos ao longo do dia. Os carboidratos de absorção rápida (alto índice glicêmico), como o açúcar, arroz polido, derivados das farinhas refinadas (Pão branco, bolo,biscoitos, massas,tc) levam a uma maior secreção de insulina. A insulina é um hormônio anabólico, ou seja, contribui decisivamente para o armazenamento de energia(gordura) no organismo. Além disso,níveis elevados de insulina provocam quedas mais acentuadas no nível de glicose no sangue. È por esse motivo que geralmente 2 a 4 horas após uma refeição muito rica em carboidratos refinados os indivíduos sentem necessidade de comer novamente. E geralmente o fazem para se sentir melhor. O resultado disso a longo prazo é obesidade, Diabetes e Doença cardio vascular( cada vez fica mais evidente através das publicações cientifícas a conexão HIPERINSULINEMIA- ATEROGÊNESE E HIPERTENSÂO ARTERIAL).
Contudo o indice glicêmico dos alimentos não deve ser visto de forma isolada. Fundamental importância também é a CARGA GLICEMICA DA REFEIÇÃO, ou seja, a quantidade de carboidrato que se está ingerindo. Um bom exemplo disto é a Melancia. A Melancia apesar de apresentar um índice glicêmico de 72, contudo a quantidade de carboidrato em 100g de melancia é de apenas 5g.


Conclusão: escolha bem seus carboidratos para manter seu peso saudável e prevenir doenças.

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?Db=pubmed&Cmd=ShowDetailView&TermToSearch=17451613&ordinalpos=1&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.