quarta-feira, 17 de março de 2010

Nível de vitamina D abaixo do considerado ideal em milhões de crianças norte americanas


Milhões de crianças nos Estados Unidos entre as idades de 1 e 11 anos podem apresentar níveis de vitamina D no organismo abaixo daqueles considerados ótimos. Esta é a constatação de um amplo estudo publicado na edição de Novembro da revista PEDIATRICS.

O estudo, conduzido por Jonathan Mansbach do Hospital da criança de Boston, é a análise mais atualizada e abrangente dos níveis de vitamina D em crianças americanas. Fundamenta-se na crescente evidência de que os níveis de vitamina D vem caindo abaixo dos níveis considerados saudáveis , e que crianças afro descendentes e hispânicas apresentam riscos particularmente mais elevados que as outras.

Tanto a questão de quais seriam os níveis ótimos de vitamina D, quanto que quantidade suplementar têm aquecido o debate na comunidade médica. Atualmente, a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças devem apresentar níveis de vitamina D de pelo menos 20ng/ml. Contudo, outros estudos em adultos sugerem valores de 30ng/ml, e possivelmente 40 ng/ml para baixar o risco de doença cardíaca e alguns tipos de câncer.

Mansbach e colaboradores da Universidade do Colorado e Hospital Geral de Massachusetts usaram dados do “National Health and Nutrition Examination Survey”(NHANES) para investigar os níveis de vitamina D em uma amostra nacionalmente representativa de 5000 crianças, entre 2001 e 2006. Extrapolando os dados para toda a população americana, suas análises sugerem que mais de dois terços de todas as crianças tiveram níveis abaixo de 30ng/ml, incluindo 80% das hispânicas e 92% das afro descendentes.
“Se o nível de 30ng/ml for eventualmente demonstrado ser o mais sadio, então há muito mais deficiência de vitamina D na população americana do que as pessoas imaginam”, afirma Mansbach.

Mansbach e colaboradores sugerem que todas as crianças tomem suplementos de vitamina D, uma vez que os níveis por eles encontrados foram considerados baixos e pelo potencial beneficio de elevar os níveis teciduais desta vitamina para níveis considerados ótimos.
A vitamina D melhora a saúde dos ossos e previne o raquitismo em crianças, e recentes estudos sugerem que também pode ajudar a prevenir um número de doenças comuns da infância, incluindo infecções respiratórias, bronquites, etc. Embora a exposição ao sol produza doses saudáveis de vitamina D, também pode favorecer o câncer de pele. Os dermatologistas recomendam usar protetor solar, que também bloqueia a capacidade da pele de produzir vitamina D. Além disso, crianças com a pele mais escura necessitam de muito mais exposição ao sol para obter níveis adequados de vitamina D. A vitamina D pode também ser obtida a partir de certos alimentos, como fígado, peixes gordurosos (salmão, bagre, sardinha, atum, cavalinha), cogumelos e ovos, contudo, quase todas as crianças nos EUA não consomem estes alimentos em quantidades suficientes.

“Necessitamos realizar estudos controlados para compreender se a suplementação com vitamina D na verdade melhorará a saúde daqueles que apresetam níveis considerados baixos. No presente momento, temos muitos estudos demonstrando associação entre baixos níveis de vitamina d e um estado precário de saúde.”

Niveis de vitamina D3 acima de 30ng/ml são considerados ótimos. As conseqüências de níveis baixos de vitamina D incluem aumento de risco para desenvolver doenças crônicas como Raquitismo, Osteoporose, Diabetes mellitus, Hipertensão arterial e vários tipos de câncer.

Fonte: Serum 25-Hydroxyvitamin D Levels Among US Children Aged 1 to 11 Years: Do Children Need More Vitamin D? PEDIATRICS Vol. 124 No. 5 November 2009, pp. 1404-1410

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.