sábado, 13 de março de 2010

Vitamina D é a bola da vez

A vitamina D tem sido tema freqüente na literatura cientifica nos últimos anos. E este vai ser nosso assunto nesta e muitas outras postagens a seguir.


Desde seu descobrimento em 1919 pelo professor inglês Sir Edward Mellanby,a vitamina D vem ganhando personalidade. O termo “vitamina” lhe cai bem por se tratar de um nutriente essencial para saúde humana e poder ser obtida do alimento(peixe, ovos, manteiga,fígado, etc). No entanto,em vista de suas múltiplas funções em alvos tão distintos, uma vez que seus receptores estão espalhados pela maioria das células do corpo,podemos afirmar que na realidade funciona mais como um hormônio no organismo.


Um dos papéis mais essenciais que a vitamina D desempenha, é no metabolismo do cálcio e do fósforo, participando ativamente no processo de absorção destes minerais no intestino e no crescimento e saúde dos ossos.

De fato, com o avanço do conhecimento científico a nível molecular sobre as ações biológicas da vitamina D, acredita-se que ela regule direta ou indiretamente mais de 200 genes responsáveis por uma grande variedade de processos orgânicos. Com isso, existem perspectivas promissoras da sua utilização na prevenção e tratamento de muitas doenças, incluindo: diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças cardíacas, distúrbios do colesterol (HDL-c baixo), vários tipos de câncer (como de mama, próstata, colo-retal e ovários), psoríase, epilepsia, esclerose múltipla, artrite reumatóide, infecções do trato urinário, tuberculose, entre outras.


Um marcante número de publicações que identificam uma inadequação na concentração sérica de vitamina D em grande parcela da população mundial tem despertado o interesse de pesquisadores, que frequentemente identificam a relação dessa vitamina não somente com a osteoporose, mas também com o desenvolvimento de doenças endocrinometabólicas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.