terça-feira, 9 de março de 2010

Rotinas domésticas saudáveis podem reduzir o risco de obesidade em crianças

Estudos anteriores sugeriram que excesso de tempo à frente da televisão, falta de sono e baixa freqüência de refeições conjuntas em família poderiam contribuir para obesidade infantil.

Sarah E. Anderson, da Universidade do estado de Ohio(USA) e equipe avaliaram o impacto da combinação de 3 comportamentos(jantar em família, ter um período adequado de sono e limitar as horas semanais de televisão) na prevalência de obesidade em uma amostra de pré-escolares de aproximadamente 8550 crianças. Os pesquisadores encontraram que cada uma destas 3 rotinas por si só esteve assiciada a menor incidência de obesidade nas crianças e a associação de rotinas esteve relacionada a menor incidência de obesidade entre as crianças.

O estudo conclui que as crianças pré escolares expostas às 3 rotinas de regularmente jantar em família, obter adequado período de sono e ter o tempo gasto assistindo TV limitado, tiveram prevalência de obesidade 40% menor que aquelas crianças que não observaram estas rotinas. Estas rotinas podem ser alvos promissores para os esforços de prevenção da obesidade infantil, sugere Dra. Sarah Anderson.

Fonte: Sarah E. Anderson, Robert C. Whitaker. “Household Routines and Obesity in US Preschool-Aged Children.” Pediatrics, Feb 2010; doi:10.1542/peds.2009-0417.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.