sábado, 13 de março de 2010

O que você come depende de com QUEM você come


Se você for uma mulher que vai jantar com um homem você tem mais chances de escolher alimentos com menos calorias que se você jantar com uma mulher Este é um dos achados de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade McMaster.

Este resultado apareceu na versão on line do periódico internacional “APPETITE”. Meredith Young, do departamento de Psicologia, Neurociência e Comportamento, constatou que o que uma mulher escolhe comer em uma determinada refeição é influenciado por quem a acompanha nesta refeição e pelo gênero deste(s) acompanhantes(s). Observando estudantes em seu ambiente habitual, em 3 grandes “cafeterias” com uma ampla possibilidade de opções de escolha de alimentos e acompanhantes, Meredith Young constatou que mulheres que comiam com acompanhante do sexo masculino escolhiam alimentos com valor calórico significativamente menor que mulheres que comiam acompanhadas por outra mulher. Interessantemente, quando as mulheres comiam em grupos de acompanhantes de ambos os sexos, as suas escolhas de alimentos apresentavam os menores valores calóricos; isto é, quanto mais homens no grupo, menos calorias no prato. E quando as mulheres comiam em grupos exclusivos de mulheres, suas opções de refeição foram significativamente mais calóricas.

A pesquisadora Meredith Young afirma não se surpreender com estes resultados. “Comer é uma atividade social. A indústria da dieta e a midia da beleza retratam um padrão de mulher magra, afirma ela, em vez do padrão médio observado na sociedade. Deste modo, as escolhas de alimentos parecem ser influenciadas por como os demais percebem você. Em outras palavras, porções menores e mais saudáveis são vistas como mais “femininas”, então as mulheres podem acreditar que se comerem menos, serão consideradas mais “atrativas” pelos homens. É possível que pequenas porções de alimentos sinalize “beleza/atração”, e as mulheres, consciente ou inconscientemente se ajustam às pequenas porções a fim de parecerem mais atraentes.

Em relação aos homens, o estudo mostrou suas escolhas de alimentos não foram influenciadas substancialmente pelo sexo, nem pelo número de acompanhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.