domingo, 21 de março de 2010

Permanecer muito tempo sentado aumenta o risco de várias doenças



Que atividade física é importante para saúde todo mundo sabe. Quando pensamos em atividade física, o que geralmente nos vem à mente são coisas como caminhada, corrida, esteira, bicicleta, aparelhos de ginástica, etc. Quem imaginaria que o simples e corriqueiro ato de permanecer de pé pode ter impacto significativo na prevenção da obesidade e doenças a ela relacionadas? No entanto é isto que está mostrando a nova pesquisa publicada na revista “Diabetes” edição de Novembro/2007.

Pesquisadores da Universidade do Missouri estudaram o impacto da inatividade física entre cobaias, porcos e humanos. Eles encontraram evidências que o tempo que se permanece sentado está associado a efeitos negativos no metabolismo da gordura e colesterol. Também descobriram que permanecer sentado estimula processos promotores de doença, e que o exercício físico, mesmo durante uma hora por dia, não foi suficiente para reverter este efeito.
Dr. Hamilton, que encabeça a equipe de cientistas da Universidade do Missouri, afirma: “Tudo que temos ouvido sobre controle do peso e prevenção da obesidade tem deixado de fora um fator que pode ser chave nesta equação. Nós descobrimos que quando um indíviduo permanece sentado , a lípase, uma enzima fundamental para a gordura ser utilizada pelo músculo, praticamente para de funcionar. Desse modo, a gordura fica então circulando e contribuindo para obstruir vasos ou então vai ser depositada em algum tecido, contribuindo assim para o aparecimento de doenças.E não é uma quantidade desprezível de gordura. Nós colhemos amostras de plasma de um mesmo indivíduo após ter ingerido uma mesma porção de alimento. Na amostra tirada quando comia o alimento sentado, o plasma tinha o aspecto completamente “esbranquiçado” pela presença da gordura. Contudo, quando comia de pé, o plasma apresentava-se límpido.(ver foto acima)

“Se você puder realizar qualquer tarefa de pé, em vez de sentado, eu indicaria fazê-la de pé, afirma Hamilton. Você também pode limitar o tempo de cadeira fazendo pausas periódicas para ficar de pé e circular. Fazendo isso, as enzimas voltarão à atividade”.
Ficar de pé também ajuda a diminuir a “barriga”. Uma pessoa tamanho médio pode gastar até 60 calorias extras por hora, apenas mantendo-se de pé. Dado o trabalho dos músculos dos membros inferiores necessários para manter o corpo erguido, ficar de pé pode dobrar a taxa metabólica, o que contribui ativamente para perda de peso. Um outro beneficio em ficar de pé: melhora os níveis do colesterol bom (HDL colesterol). Sentados, os indivíduos apresentaram redução de 22% neste tipo de colesterol.

As implicações deste estudo são óbvias. Enquanto bastante tem sido afirmado acerca dos benéficios da atividade física ,pouca atenção tem sido dada ao que está acontecendo quando as pessoas não estão se exercitando ativamente. Isto provavelmente ajuda a explicar por que a obesidade tem crescido entre nós. As pessoas permanecem sentadas muito mais tempo que há 50 anos. Isto para não mencionar que elas também estão comendo demais.

FONTE: Marc T. Hamilton, Deborah G. Hamilton,and Theodore W. Zderic: Role of Low Energy Expenditure and Sitting in Obesity,Metabolic Syndrome, Type 2 Diabetes, and Cardiovascular Disease. Diabetes, November 2007vol. 56 no. 11 2655-2667

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário.