quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alimentos Funcionais - Os benefícios da linhaça na saúde


A Linhaça figura entre os chamados alimentos funcionais mais relevantes para a saúde humana. Os alimentos funcionais, quando consumidos regularmente, se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas(Diabetes, hipertensão arterial, câncer, etc.).
A linhaça teve o seu consumo bastante propagado nos últimos anos em função de supostos efeitos benéficos no emagrecimento. Também novas evidências estão surgindo de que pode ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular, diabetes mellitus e câncer de mama.
A história da linhaça remonta a 3000 AC, quando já teria sido cultivada na Babilônia. Por volta do oitavo século , o rei Carlos Magno acreditava tão fortemente nos benefícios da linhaça na saúde, que estabeleceu leis requerendo que seus vassalos passassem a consumi-la.
Embora a linhaça possua uma variedade de ingredientes potencialmente benéficos, ela deve sua reputação de alimento funcional a primariamente 3 de seus componentes:

  • Acidos graxos ômega 3: Linhaça é rica em ácido alfa linolênico(ALA), um ácido graxo do tipo ômega 3, que é um precursor da forma de ômega 3 encontrada no óleo de peixe chamado ácido eicosapentanóico(EPA). Uma recente checagem na base de dados “Medline” revelou 1677 artigos de pesquisa sobre o ácido linolênico, investigando seus numerosos efeitos sobre vários processos fisiológicos e condições de saúde.Os ômega 3 são nutrientes essenciais para modular a inflamação em nosso organismo. Crescentes evidências mostram um papel fundamental da inflamação em vários processos patológicos crônicos, incluindo doença cardiovascular, diabetes, asma e até câncer. Esta inflamação pode ser acentuada por uma alimentação deficiente em fontes de ômega 3, especialmente em relação a uma ingesta aumentada de ômega 6 (óleos vegetais-soja, canola, girassol, etc.). A linhaça surge como de grande valia para ajudar a equilibrar esta proporção ômega 3:ômega 6. 

  • Lignanas: são fitoquimicos que possuem propriedades antioxidantes e  estrogênicas(como as isoflavonas da soja). A principal lignana da linhaça é o secoisolariciresinol.A linhaça contém 75 a 800 vezes mais lignanas que qualquer outro vegetal. Alguns estudos tem reportado uma associação positiva entre  alto níveis de lignanas no organismo e diminuição do risco de câncer hormônio dependente ( mama, ovário, próstata), osteoporose e doença cardiovascular. 

  • Fibras: a linhaça contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis. A fibra solúvel tem conhecidas propriedades reguladoras do colesterol e dos niveis de glicose no sangue. Autoridades em saúde recomendam em torno de 30g de fibras por dia. Estima-se que a maioria dos americanos consumam menos de 15g.
Neste ponto, gostaria de chamar a atenção para uma questão: SINERGIA. Sinergia é quando o resultado da soma dos componentes é maior que o valor individual dos mesmos. Neste aspecto está uma grande diferença entre consumir o alimento ou o suplemento alimentar. No alimento há sinergia.
No próximo post continuaremos tratando da linhaça.

Um comentário:

Escreva aqui seu comentário.