sábado, 6 de março de 2010

Antiinflamatórios na cozinha?

Artigo publicado no “Journal of Lipid Research” constatou a ação antiinflamatória de seis óleos essenciais: tomilho, cravo da India, eucalipto, erva doce e rosa. A ação antiinflamatória é atribuída ao bloqueio da enzima COX2, importante via de manutenção do processo inflamatório. Os autores identificaram o principio ativo carvacrol como o principal responsável por este efeito.

Os autores do estudo, Hiroyasu Inoue e colaboradores avaliaram uma ampla variedade de óleos essenciais comercialmente disponíveis e identificaram seis que reduziram a expressão da enzima inflamatória COX2 em pelo menos 25%. Destes, o óleo de tomilho demonstrou ser o mais eficaz neste aspecto, tendo reduzido os níveis de COX2 em quase 75%. Os autores atribuíram esta ação fundamentalmente ao CARVACROL, constituinte comum a estes óleos essenciais. De fato, quando utilizaram o extrato de carvacrol puro, constataram uma redução de quase 80% da enzima COX2 em seus testes.

Um dos assuntos mais “quentes” em medicina hoje é a questão da INFLAMAÇÃO. Vamos abordar as várias facetas desta questão em muitos outros posts.
As drogas antiinflamatórias não esteróides clássicas exercem suas ações através da inibição da enzima inflamatória COX1. Exemplos destes fármacos incluem o ácido acetilsalicílico (Aspirina®), Ibuprofeno(Brufen®, Trifene®) e Naproxeno (Naprosyn®, Aleve®), entre outros. O uso prolongado destes medicamentos provou acarretar danos à mucosa gastrointestinal(sangramentos) e ao rim. Para resolver este problema, os pesquisadores da indústria farmacêutica desenvolveram drogas antiinflamatórias inibidoras seletivas da enzima COX2, com a intenção de diminuir a inflamação com a mesma eficácia, sem provocar os efeitos gastrintestinais oriundos da inibição da COX-1. Entre elas, Celecoxib (CELEBRA®), Rofecoxib (VIOXX®) Valdecoxib (BEXTRA®), Eterocoxib(ARCOXIA®).

A partir de 2001 começaram a surgir evidências que o uso destes antiinflamatórios inibidores da COX2 estariam associados a um aumento na incidência de doença cardíaca e AVC. Em 2004 estas suspeitas foram confirmadas por um amplo estudo com o Rofecoxib. O VIOXX foi então retirado do mercado. A retirada do Vioxx do mercado no mundo inteiro deixou milhões de usuários (nos EUA foram 2 milhões) com o problema de saber qual a droga de escolha para o alívio de suas dores.

Os profissionais de saúde dos EUA e países desenvolvidos, incluindo médicos, farmacêuticos, enfermeiros, etc. ,no passado consideravam o uso de plantas medicinais na prática clínica meramente como folclore, simpatia, mito. Contudo esta opinião está mudando. Ironicamente, a Organização Mundial de Saúde estima que 80% da população mundial faz uso rotineiro algum remédio de origem fitoterápica.

Journal Reference:
Mariko Hotta, Rieko Nakata, Michiko Katsukawa, Kazuyuki Hori, Saori Takahashi, and Hiroyasu Inoue. Carvacrol, a component of thyme oil, activates PPAR-gamma and suppresses COX-2 expression. Journal of Lipid Research, January, 2010

2 comentários:

  1. Me parece que a Cúrcuma, conhecida aqui no Centro-oeste com Açafrão do Serrado, tem um efeito antiinflamatório também, estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de facto a curcuma é um anti-inflamatório natural!

      Excluir

Escreva aqui seu comentário.